Enraíze-se na cidade
A performance da artista Roberta Rox passa por diversos locais públicos da capital a partir desta segunda-feira
Luisa Guimarães
Conhecer suas raízes e de onde se veio para compreender o que se é. Esta é uma das propostas da performance Enraíze-se, da artista Roberta Rox, que será apresentada em seis cantos diferentes da cidade a partir de amanhã (15). A última delas será no dia 28 de fevereiro e todas são gratuitas.
Para criar ainda mais raízes com a cidade em que nasceu e onde vive, Roberta escolheu a rua como palco, fortalecendo também a performance fora dos bairros centrais. Todas as apresentações serão feitas em espaços públicos, começando pela Praç̧a do Bandeirante. A ponte da Rua 10, as praças da Igreja Matriz de Campinas, do Cruzeiro, da Rua 10 e da feira do Parque Amazônia também receberão a artista, que termina a circulação no Parque Areião. “Quando eu pensei nesses locais, imaginei o fluxo de pessoas. Como as apresentações acontecem nas ruas, o mais importe é que um que passe por ali tenha acesso à performance”, explica Roberta.
Levar a linguagem teatral para fora dos espaços consagrados é uma forma de tornar a arte mais acessível à população, como explica a performer. “Essa idéia de apresentar em espaços públicos existe desde o início”, lembra Roberta, que criou a Enraíze-se em 2013. “O teatro é um local muito fechado, e uma pessoa que nunca tenha ido a um consegue essa aproximação com a arte”. A performance já passou por encontros e festivais como Gira – Festival de Artes em Iporá́, Festival Internacional de Artes Cê̂nicas de Goiânia, Universo Paralelo em Pratigi , Bahia e na Galhofada do ano passado.
Um dos papéis da arte acessível a qualquer um que passar pela cidade é auxiliar na formação cultural da população, segundo a artista, que é formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). “É legal também para desmistificar a rua. A rua não é só pra andar; outras interações acontecem ali”, completa.
Enraíze-se busca, ainda, despertar a sensibilidade dos sentidos dos espectadores. Quando a assistem, Roberta nota que a reação imediata é praticamente a mesma. “Eu percebo que as pessoas ficam em silêncio”, revela. “As crianças presentes ficam tentando entender o que é aquilo, mas todos ficam sem nenhum tipo de fala. Algumas pessoas se perguntam: É uma manifestação? Isso é arte mesmo?”. Um dos pontos altos da performance é que cada um que assiste sai com uma impressão do que viu, de modo bem particular.
Além da sensibilidade pessoal e da reflexão sobre suas raízes e origens, Roberta pretende despertar e provocar reaç̧õ̃es e transformaçõões no comportamento do público, questionando a normatização dos espaços pú́blicos, interrompendo o “curso normal das coisas”, trazendo poeticamente as relaçõões do ser humano com os elementos da natureza – isto é levado com o ato de “se plantar”.
O ato de se cobrir de terra, entrar em um vaso e se regar como uma planta, para a performer, busca fortalecer as raí́zes ancestrais como uma maneira de saudar e agradecer a Mã̃e Terra. “É como se fosse um retorno às minhas origens aqui em Goiânia”, explica Roberta Rox, que morou em Salvador, na Bahia, por dois anos e meio. “Quando voltei, o primeiro trabalho que fiz foi o Enraíze-se. Sinto como se fosse um encontro com a minha cidade e minhas raízes”. Como está apresentando a performance desde 2013, ela percebe a evolução deste sentimento. “A cada apresentação isso tem ficado mais forte”, revela.
SERVIÇO
‘Circulaçã̃o Enraí́ze-se’
De 15 a 28 de fevereiro
Entrada franca
Apresentaçã̃o 1
Dia: 15 de fevereiro, segunda-feira
Horá́rio: 12h30
Local: Praç̧a do Bandeirante (Avenida Goiás com a Avenida Anhanguera)
Apresentaçã̃o 2
Dia: 17 de fevereiro, quarta-feira Horá́rio: 16h30
Local: Ponte da Rua 10 (Setor Universitá́rio)
Apresentação 3
Dia: 20 de fevereiro, sábado Horário: 15h
Local: Praça da Igreja Matriz de Campinas
Apresentaçã̃o 4
Dia: 22 de fevereiro, segunda-feira
Horá́rio: 12h
Local: Praça do Cruzeiro
Apresentaçã̃o 5
Dia: 26 de fevereiro, sexta-feira
Horário: 17h
Local: Praç̧a da Feira (Parque Amazô̂nia)
Apresentaçã̃o 6
Dia: 28 de fevereiro, domingo
Horá́rio: 12h
Local: Parque Areiã̃o