Comboio de presos a caminho de Goiânia
Todos foram detidos dentro da Operação Esfacela, liderada pela Polícia Civil que cumpriu, até às 11 horas, 39 mandados de prisão
Deivid Souza
Um comboio trazendo mais de 20 presos das Regiões Sul e Sudoeste de Goiás deve chegar à Goiânia por volta das 13 horas desta quinta-feira (10). Todos foram detidos dentro da Operação Esfacela, liderada pela Polícia Civil (PC), que cumpriu, até as 11 horas, 39 mandados de prisão. Outros mandados 45 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. A operação é o desfecho de um ano de investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) que apurou o funcionamento de uma organização criminosa que atuava de dentro de unidades prisionais de Goiás.
São atribuídos ao grupo crimes como tráfico de drogas, roubos de veículos e roubo a bancos e sequestro. O trabalho de cumprimento dos mandatos de prisão e condução dos detidos até o Centro de Triagem tem o apoio e integração de outras forças policiais, como Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipes especializadas, como Grupo Tático 3 (GT3), Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) e Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Além dos 39 mandados de prisão já cumpridos, outros seis ainda estão em fase de execução. Destes, apenas um é da Capital. O comboio que está trazendo os presos saiu de Itumbiara, na Região Sul de Goiás a 204 quilômetros da Capital, sob forte esquema de segurança também recolheu detentos em Morrinhos.
As escutas realizadas pela PC permitiram que vários crimes fossem impedidos. “Mais importante que o desfecho de hoje foram os crimes evitados nesse um ano de investigação”, ressaltou o delegado, Cleybio Januário.