O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde

Síndrome causada por H1N1 mantém três em UTI

Para conter surto, secretaria enviou 25 mil doses da versão 2015 da vacina contra a gripe

Postado em 29 de março de 2016 por Redação
Síndrome causada por H1N1 mantém três em UTI
Para conter surto

Deivid Souza

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã desta terça-feira (29) que quatro pessoas estão internadas em UTI’s em Rio Verde, a 238 quilômetros de Goiânia na Região Sudeste de Goiás, por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Três casos da SRAG foram causados pelo vírus H1N1 da gripe. O quarto caso tem causa “não especificada”, o que corresponde dizer que pode ter sido provocado por um dos muitos problemas de saúde resultam na SRAG.

Na segunda-feira (28), a SES divulgou a morte de uma adolescente de 17 anos por SRAG. A origem da síndrome foi confirmada para o vírus H1N1. Para tentar conter o surto da doença em Rio Verde, a secretaria enviou 25 mil doses da versão 2015 da vacina contra a gripe, que também protege contra o vírus H1N1. Vão receber a proteção: gestantes; mulheres que tiveram filho recentemente; crianças menores de cinco anos e idosos. “Vale salientar que a partir do dia 20 de abril desse ano chegará em todo o Brasil, inclusive em Goiás, as novas doses de vacina contra influenza(gripe), e essas pessoas também receberão a partir do dia 20 de abril uma nova dose da vacina”, afirmou o secretário Leonardo Vilela.

O que chama a atenção das autoridades de saúde é o período em que o vírus H1N1 está circulando: antes do período mais frio já que é mais comum um relativo crescimento dos casos apenas no inverno.

Orientação

Como a gripe é transmitida por meio de secreções. A SES recomenda que as pessoas façam a higienização das mãos com regularidade, evitem aglomerações, usem lenços descartáveis ao tossir ou espirrar e usem álcool 70%. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também