Descolada, charmosa e elegante
San Francisco, na Califórnia, tida como uma das cidades mais belas do mundo, é cool, vibrante e única, e suas atrações são diversas como em raros destinos do Planeta
Os autores da geração beat, os hippies do “verão do amor” no fim da década de 60 e a grande população gay muito contribuíram para tornar San Francisco o lugar fascinante que é hoje. Tal como diz a canção romântica I Left My Heart In San Francisco, de Douglass Cross & George Cory, composta em 1954, San Francisco é uma cidade que encanta pelas suas colinas, os bondinhos, as manhãs nebulosas, o céu azul, o vento e o sol brilhante… E sua diversidade, que se espelha em todos os lugares, formando uma cidade única no mundo.
É a cidade sobre a qual os americanos fantasiam, fazem músicas e onde deixam o coração, um lugar de mito e magia. Com uma orla deslumbrante, é a cidade com melhor qualidade de vida da América e o seu fascinante mosaico de bairros étnicos é uma das características mais encantadoras.
San Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, clima, parques, passeios e boas compras. A cidade foi construída em meio a 43 montanhas e colinas, tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, a Golden Gate Bridge.
Entre os marcos icônicos da cidade, estão a Ponte Golden Gate, o Fisherman’s Wharf, a antiga prisão de Alcatraz, a Lombard Street e Chinatown. Rodeada pelo Oceano Pacífico e a Baía de San Francisco, a cidade é abençoada por um clima mediterrâneo que a torna um destino turístico imperdível durante todo o ano.
Na cidade, a quarta maior da Califórnia, com 850 mil habitantes, encontram-se companhias de teatro, de ópera e de dança de grande importância em nível mundial e com frequência é palco de estreias de peças ligadas à Broadway. San Francisco também é considerada uma das cidades com a melhor gastronomia dos Estados Unidos. As diferentes influências culturais, a proximidade dos ingredientes mais frescos e os melhores chefs de cozinha do país resultam em experiências gastronômicas inesquecíveis por toda a cidade.
Atrações e pontos turísticos inigualáveis
Dependendo do tempo de que o viajante dispuser em San Francisco, os passeios e as visitas às atrações e pontos turísticos têm de ser bem planejadas, para que as principais não fiquem de fora. Quanto menos tempo na cidade, pior. Quanto mais durar a estada, mais se poderá deixar se envolver pela belíssima cidade, que em termos de beleza natural talvez só perca para o Rio de Janeiro – e, alguns dizem, a Cidade do Cabo, na África do Sul. Ainda assim, os principais estão listados abaixo. Veja quais os que mais lhe apetecem e se jogue:
Fisherman Wharf
É a área mais visitada de San Francisco. Divirta-se com os artistas de rua, delicie-se com os mariscos frescos e passeie pelas lojas inigualáveis.
Pier 39
É uma atração à parte na região do Fisherman Wharf. Conta com cerca de 100 lojas, restaurantes, cinema em 4D, leões-marinhos que estão ao sol nas plataformas, palco para apresentações de artistas etc. Tem também o Aquarium of the Bay. O que o Pier 39 tem de mais interessante (assim como o resto da Califórnia) é a “vida selvagem”. A ocupação intensa de áreas costeiras, a intensificação da pesca em décadas passadas e a proibição à caça de leões-marinhos fizeram com que esses belos (e fedorentos) mamíferos se refugiassem aqui, no Pier 39.
Golden Gate Bridge
A famosa ponte Golden Gate Bridge aparece em inúmeros filmes e é um dos cartões de visita dos Estados Unidos. A ponte encanta pela sua dimensão, arquitetura e cor. Pode ser apreciada de diferentes pontos da cidade, sendo os mais importantes Fort Point, Vista Point e a região da marina. Atravessar a ponte, seja a pé ou de bicicleta, é um ótimo passeio (existem faixas exclusivas para bicicletas e para pedestres). O nevoeiro é bastante comum na região da ponte, que, muitas vezes, fica encoberta. Quando isso acontece, uma sirene alerta as embarcações para a presença da ponte, a qual pode ser ouvida em muitas partes da cidade.
Castro
É o famoso bairro gay de San Francisco, no qual se pode encontrar em muitos pontos uma bandeira com as cores do arco-íris. Simpatizante ou não, vale a pena conhecer o bairro. Alegria, gente bonita e saudável, cafés convidativos e muitas curiosidades sobre o mundo gay estão disponíveis neste setor da cidade, histórico em favor das lutas pelos direitos dos homossexuais. É, sem dúvida, o local mais descolado da descolada “Frisco”, como os californianos costumam chamar, carinhosamente, a cidade.
Lombard Street
É uma das ruas mais famosas de San Francisco, devido ao fato de uma das suas ladeiras ser extremamente íngreme e pela qual se circula em ziguezague. É um bom local para tirar fotos, tanto da própria Lombard Street como também do bondinho com a ilha de Alcatraz ao fundo.
Alamo Square/Painted Ladies
Na região da Alamo Square encontram-se as Painted Ladies, que sãon as seis casas vitorianas que sobreviveram a um incêndio que devastou a cidade. É um ponto bastante visitado e fotografado de San Francisco, sendo que algumas se tornaram famosas em filmes e programas de televisão.
Buena Vista Park
No bairro Haight-Ashbury, próximo a Alamo Square, localiza-se o Buena Vista Park, que oferece excelentes vistas da Golden Gate Bridge.
Golden Gate Park
O Golden Gate Park é imenso, sendo maior até do que o Central Park de Nova York, e oferece muitas atrações, como o California Academy of Sciences, o Museu Young, o Jardim Japonês, áreas para piquenique e campos desportivos. Reserve pelo menos um dia para conhecer o parque e selecione as atrações que mais lhe interessarem.
Presidio Park
É outro parque de San Francisco e alberga o Palácio das Artes e o Exploratorium (museu em que o visitante pode interagir com as exposições).
Union Square
A Union Square é o coração de San Francisco, com muitas lojas (Macys, Apple, Sephora), cinemas e um bom shopping (o Westfield). A Market Street possui muito bom comércio. No último andar da Macys está o restaurante Cheese Cake Factory, que costuma ficar lotado nos fins de semana.
China Town
Próximo da região da Union Square está o portal de China Town. Diferente da de Nova Iorque, a China Town de San Francisco é mais organizada e limpa. Nesta região concentram-se diversas lojas que vendem produtos chineses típicos e também souvenirs, cujos preços são, geralmente, menores do que nas lojas localizadas na região do Fisherman Warf.
Coit Tower
Proporciona uma bela visão da cidade. Para subir ao topo da torre é preciso ir de elevador.
Bondinhos (cable car)
São um marco histórico de San Francisco, pois transportam pessoas desde o final do século 19. Há três linhas – a Powell-Hyde, a Powell-Mason e a California Street Line – e cada uma oferece vistas espetaculares das mais famosas montanhas.
Passeios imperdíveis em San Francisco
Alugar uma bicicleta
É uma excelente opção para conhecer alguns pontos da cidade e até mesmo as cidades mais próximas, como Oakland.
Alcatraz
A famosa prisão de Alcatraz, que não funciona como tal há muitos anos, hoje é uma importante atração de San Francisco, muito procurada pelos turistas. No pontão 33 pode-se comprar os bilhetes para fazer um tour pela ilha, que inclui o transporte de barco. Também é possível reservar o horário de partida (procure fazê-lo pela Internet ou quando chegar a San Francisco) e ficar o tempo que desejar na ilha, considerando o horário do último barco. No verão, os passeios costumam ficar esgotados e pode ser difícil conseguir vaga paras as datas desejada.
Monterey, Carmel e 17-mile-drive
Um bom passeio em San Francisco é visitar as cidades Carmel-by-the-sea e Monterey, pela famosa estrada costeira Highway 1, passando também pela Scenic 17-mile-drive, que liga Monterey a Carmel. Em Monterey localiza-se um excelente aquário, o Monterey Bay Aquarium.