Alunos da rede pública são premiados por redações
Jardim Botânico
ressalta parceria com iniciativa privada
“O aumento do consumo de mercadorias, aliado com a falta de senso de grande parte da população global, vem contribuindo com o crescimento exorbitante da produção de lixo”. Assim o estudante Pedro Henrique Ribeiro Nogueira, de 17 anos, do Colégio Estadual Cora Coralina começa sua redação sobre o tema “O lixo e a saúde”. O texto foi o vencedor da sexta edição do Concurso de Redação, promovido pela Pontal Engenharia em parceria com o Jardim Botânico de Goiânia. A redação ficou em 1ºlugar dentre as mais de 3,2 mil redigidas e entre as oitenta selecionadas pela Comissão Julgadora. Pedro Henrique, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, ganhou um Notebook.
A entrega da premiação foi realizada ontem, no Jardim Botânico, e reuniu representantes da área educacional, das escolas, do meio ambiente e a equipe da empresa, que teve à frente o diretor-executivo e patrocinador do evento, Ivo Corrêa Faria .“A redação está bem redigida e o estudante Pedro Henrique conseguiu sintetizar, de objetiva, sobre os riscos que o lixo traz”, elogiou Ivo Corrêa. “Ele absorveu os conhecimentos, as informações e, com objetividade, repassou as informações com simplicidade”. A construtora goiana é destaque nacional na área da sustentabilidade e premiada em toda a América Latina por suas ações. No Jardim Botânico, foi responsável pela implantação da Biblioteca, ajudou em ações de pesquisas e programas de reflorestamento e plantio de mudas.
Durante o evento, a supervisora de Pesquisas do parque, Geórgia de Santana, destacou a importância da parceria para as ações realizadas . “Sem a Pontal Engenharia, não realizaríamos nem a metade das das conquistas”, afirma ao lembrar que, graças ao trabalho conjunto com a construtora, o Parque já foi enquadrado na Categoria B pela Comissão Nacional dos Jardins Botânicos.
Para se enquadrar na categoria “B” os jardins botânicos precisam atender às qualificações técnicas, de pesquisas, manter área de produção de mudas, desenvolver ações de pesquisa, possuir coleções especiais representativas da flora nativa, desenvolver programas na área ambiental, ter herbário e biblioteca especializada, entre outros requisitos. “O Poder Público tem sua responsabilidade mas é inquestionável o avanço quando há investimento da iniciativa privada”, diz Geórgia
Além de Pedro Henrique Ribeiro, outros nove estudantes também foram premiados. O segundo lugar ganhou uma TV de 21 polegadas; o terceiro, um celular; o quarto, um tablet; o quinto ao décimo, um MP3 cada.