Série retoma edições homenageando Maria Luiza Póvoa
Um palco montado ao ar livre, em meio ao brilho das estrelas, embalado pelo suave toque do piano. Esse é o cenário de mais uma edição da série Recitais Vilaboenses, que está de volta hoje, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Nesta retomada do projeto, a grande homenageada é […]
Um palco montado ao ar livre, em meio ao brilho das estrelas, embalado pelo suave toque do piano. Esse é o cenário de mais uma edição da série Recitais Vilaboenses, que está de volta hoje, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Nesta retomada do projeto, a grande homenageada é a musicista Maria Luiza Póvoa, um dos nomes mais expressivos da história da música goiana.
O evento tem entrada gratuita e é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Escola de Música (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ocorre na última sexta-feira de cada mês, homenageando sempre uma personalidade do meio cultural.
O programa do recital traz obras dos compositores Moritz Moszkowski, Antonín Dvorak, Fritz Kreisler, Fernando Cupertino, Aylton Escobar e Francisco Mignone, que serão executadas pelo Duo Pianístico formado por Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz.
As pianistas fizeram a estreia do Duo em Goiânia, em 1998. São professoras na Emac da UFG. Dedicam-se principalmente à divulgação do repertório escrito para esta formação, com especial enfoque para a música brasileira. Intérpretes de diversas primeiras audições de obras de compositores brasileiros, algumas delas dedicadas ao duo, as pianistas têm se apresentado nas mais representativas salas de concerto e teatros do nosso estado e do Brasil, tendo realizado uma turnê pelas principais cidades do Canadá divulgando a música brasileira para piano a quatro mãos. Elas também fazem parte da Academia Nacional de Música como membros titulares.
A homenageada
Maria Luiza Póvoa da Cruz, Dona Tânia – como Maria Luíza é conhecida, nasceu na Cidade de Goiás. É co-fundadora do Conservatório Goiano de Música, hoje Emac e foi diretora da Escola de Música do Centro Cultural Gustav Ritter, superintendente e diretora da Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia. É membro titular da Academia Nacional de Música, e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), entre várias distinções e honrarias.
SERVIÇO
Série ‘Recitais Vilaboenses’
Homenagem a Maria Luiza Póvoa da Cruz (Dona Tânia)
Data: Hoje (29) / Horário: 20h
Local: Palácio Conde dos Arcos, Cidade de Goiás / Entrada gratuita