Do Olimpo para o Cerrado
Exposição gratuita sobre rodas traz o espírito olímpico a Goiânia, com peças cedidas pelo COI, COB e Comitê dos Jogos Rio 2016, que fazem parte do acervo esportivo
Adalberto Araújo/ Com assessoria
Já pensou em visitar um museu dedicado ao maior evento esportivo do Planeta, os Jogos Olímpicos, e ver de perto itens que fazem parte da história dos 120 anos desta competição, como medalhas, moedas comemorativas, peças de uniformes usados por atletas medalhistas de várias partes do mundo, réplicas de tochas, fotografias de cartazes, logomarcas das cidades-sede e ainda ter a oportunidade de ver, pessoalmente, um atleta de ouro do Brasil? Pois você não precisa ir a Olímpia, a cidade grega onde tudo começou, nem a Lausanne, na Suíça, onde está sediado o Comitê Olímpico Internacional (COI), o organizador das Olimpíadas. Tudo isso e muito mais estará à disposição da população goianiense a partir das 9h de hoje e até as 18h de segunda-feira (2), no Museu Olímpico Itinerante, que vai se instalar na Praça Universitária trazendo essa curiosa e imperdível oportunidade de conhecer mais sobre um dos eventos mais importantes do Planeta.
É que uma iniciativa do Grupo Bradesco Seguros, um dos patrocinadores dos Jogos Rio 2016, começa hoje, por Goiânia e por Vitória (ES), uma jornada ao redor do Brasil, com a finalidade de levar os valores e o espírito olímpicos a boa parte da população brasileira, por meio deste museu, instalado sobre duas carretas que farão dois trajetos diferentes que vão percorrer 45 cidades de 24 unidades da Federação até o próximo dia 31 de julho, quando ambas se encontram na Cidade Maravilhosa, a seis dias do início das competições. O Museu Itinerante quer, ainda, além de levar um pouco da história das Olimpíadas, aproximar a população dos Jogos do Rio, cidade que sedia os eventos, que na verdade são de todos os brasileiros, não apenas dos fluminenses e cariocas.
O Museu Itinerante Se Prepara Brasil — O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro – nome oficial da iniciativa, apresentará uma exposição gratuita, com mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016,além de coleções particulares.“OMuseu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, diz Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros. “Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil”, completa o executivo.
O Museu Itinerante é dividido em cinco seções — História, Esportes, História Brasileira, Curiosidades e Rio 2016 e traz itens que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, iniciados em 1896, em Atenas, na Grécia. Dentre os objetos destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; tochas olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, Bélgica, em 1920, primeira vez que o Brasil disputou o evento esportivo, e ano em que conquistou sua primeira medalha de ouro no tiro, com o atleta Guilherme Paraense, vencedor na modalidade Pistola Rápida e bronze, na mesma ocasião, na modalidade Pistola Livre por Equipes. Há também vídeos temáticos e totens interativos.
De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 — empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil — um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.“O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas”, destaca Maria Eugênia.
Os atletas-embaixadores Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga. Em Goiânia, quem estará presente é o mascote do Time Brasil, Ginga, das 9h até o meio-dia. A entrada ao museu é gratuita. No interior da carreta, os visitantes vão se deparar com um trajeto em forma de pista de atletismo, ao redor do qual estarão expostas as peças da mostra, que terão legendas digitais que explicam a história de cada objeto.
Na parte externa, próximo à carreta, haverá uma tenda com uma réplica do tocha olímpica que chega na próxima terça-feira a Brasília, diretamente da Grécia, e que passa por Goiânia na próxima quinta-feira, antes de seguir seu itinerário por todo o Brasil e, finalmente, chegar ao Rio em 5 de agosto,dia da cerimônia de abertura dos Jogos. No local, será possível fazer fotos com o objeto, e também com o mascote oficial do Team Brasil, Ginga.
SERVIÇO
Exposição de itens olímpicos
Onde: Museu Itinerante Se Prepara Brasil
Local: Instalado na Praça Universitária
Quando: Hoje, amanhã (1º) e segunda-feira (2), das 9h às 18h
Entrada franca