Cama, mesa e banho
Amanhã (12) será aberta ao público a 20ª edição da Casa Cor Goiás, que revitaliza um prédio antigo de Goiânia com propostas arrojadas para diferentes ambientes
Júnior Bueno
Almofadas, talheres, tapetes, cortinas, todos os detalhes conferidos e reconferidos para receber bem as visitas. Poderia ser a nossa casa em dia de festa, mas é um grande evento de decoração e arquitetura. A Casa Cor Goiás 2016 está empenhada em agradar e inspirar o modo de morar dos goianos. Com o tema Celebrar, a exposição abre oficialmente amanhã (12 ) suas portas ao público, comemorando os 20 anos de exibição em Goiás e os 30 anos da franquia Casa Cor no Brasil.
Exibindo tendências do mercado de arquitetura, decoração, design e paisagismo, a exposição ficará aberta à visitação até 22 de junho, no prédio localizado na Rua30 com Avenida Tocantins, no Centro de Goiânia. O local é onde funcionava o Central de Medicamentos de Alto Custo (CMAC) Juarez Barbosa, que já estava abandonado há anos e funcionava como um ponto de usuário de drogas. A escolha foi feita com objetivo de revitalizar o prédio antigo e celebrar a arquitetura goiana.
São 36 ambientes projetados por 51 profissionais renomados sob o comando das arquitetas Eliane Martins e Sheila Podestá. Várias personalidades recebem homenagem na 20ª edição da Casa Cor Goiás. A Sala do Artista faz um tributo ao goiano Siron Franco, com obras exclusivas do pintor, desenhista e escultor. O Refúgio do Benjamim reverencia o renomado designer brasileiro Sérgio Rodrigues e o Quarto da Rainha é uma releitura dos aposentos íntimos da aristocrata de sangue brasileiro Sílvia Renata Sommerlath. O conceito de sustentabilidade também se faz presente na mostra, incentivando a construção de um novo comportamento e cuidado com o planeta.
Dentre os ambientes, desatacam-se o Living Masculino, assinado por Giovanni Borges, chamado de 50 Tons Urbanos, cuja paleta de cores enfatiza os tons de cinza e a cor preta. A designer de interiores Meire Santos é a responsável pelo Lounge 20…30.., que homenageia os 30 anos da Casa Cor e as 20 edições em Goiás. No projeto, a profissional explorou texturas e mobílias, cheias de boas referências, reverenciando o design de qualidade. O Ateliê de Alta Costura foi planejado pela dupla formada pela arquiteta Aletéia Tolentino e pelo designer de interiores Luiz Poggi. O ambiente foi elaborado para ser um espaço conceito e personalizado de moda, onde os desenhos e a criação artística de alta costura são valorizados no layout.
O talento de Siron Franco, goiano que se tornou uma referência mundial no universo das artes, foi a inspiração para a composição da Sala do Artista. As autoras do espaço, as arquitetas Andréia Spessatto e Náira Sá, escolheram homenageá-lo, antecipando as comemorações de seus 70 anos, em 2017. Os arquitetos W. Leão Ogawa e Heitor Arrais são responsáveis pelo projeto do Lar Office Lar, de 33m². O escritório foi pensando para o estilo de vida contemporâneo, que necessita de um espaço que pode ser transformado para diferentes fins.
As designers de interiores Fátima Mesquita e Márcia Albiéri assinam o Living, um espaço dedicado ao lazer em família, sem a interferência da televisão, mas tecnológico ao abrigar o uso da automação residencial como instrumento de conforto. Os arquitetos e urbanistas Thiago Cardoso e Aline Torres, novatos na Casa Cor Goiás, foram os escolhidos para movimentar o coração da mostra, a Cozinha. O ambiente ganhou toque nostálgico com a mistura do clássico e vintage, inspirado nos espaços culinários das décadas de 1970 e 1980.
Em visita ao Palácio Real da Família Sueca, em Estocolmo, em fevereiro de 2016, o arquiteto veterano Alexandre Milhomem se atentou à beleza da propriedade e a tomou como inspiração para criar o Quarto da Rainha, assinado pelo profissional na Casa Cor Goiás. Os veteranos Karla Bittar e Eduardo Bittar participam na mostra com o projeto da Sala de Banho. A proposta é dar um novo conceito para os banhos que, na maioria das vezes, são tímidos e escondidos, transformando-o em um refúgio dentro de casa, espaçoso e sofisticado.
Pertencente ao grupo Abril, a franquia Casa Cor é reconhecida como a maior e mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, todo ano, arquitetos, decoradores e paisagistas de renome. Em 2016, o evento chega à sua 30ª edição em São Paulo, com 19 franquias nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Interior e Litoral de SP) e mais cinco internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador e Peru).
SERVIÇO
Casa Cor Goiás 2016
Visitação: De 12 de maio a 22 de junho – das 16h às 22h, de terça a sexta-feira, e das 12h às 22h aos sábados, domingo e feriados
Local: Antigo prédio da CMAC Juarez Barbosa, Rua 30 com Avenida Tocantins,
Centro de Goiânia
Ingressos: R$ 22 (inteira) e R$ 44 (meia-entrada)