Oficina Literária da Flip 2016 revisita obra de Shakespeare
Em parceria com British Council, oficina ocorrerá na Shakespeare House, na Festa Literária, em Paraty
Inventor do humano, na definição do crítico literário Harold Bloom, William Shakespeare é tema da tradicional Oficina Literária da Flip, feita neste ano em parceria com o British Council, como parte dos eventos que celebram a obra do Bardo nos 400 anos de sua morte. De 1º a 3 de julho, durante a Festa Literária em Paraty (RJ), a dramaturga e crítica Marici Salomão compartilha com os selecionados sua experiência com o palco e a sala de aula, propondo a leitura e análise de trechos de Hamlet, Rei Lear e Romeu e Julieta.
Salomão vai compartilhar estratégias de criação dramatúrgica, a partir dos trechos lidos, em um diálogo constante com o contemporâneo. Além disso, autores da programação principal da Flip compartilharão na oficina suas relações com a obra de Shakespeare em um bate-papo – entre eles o escritor e humorista Ricardo Araújo Pereira.
Como participar
O curso é voltado para estudantes ou profissionais de teatro, dramaturgos e atores, sem limite de idade para participação. As inscrições para a oficina devem ser feitas até o dia 30 de maio pelo e-mail [email protected] com uma carta de intenção de até um mil caracteres (sem espaço), explicando os motivos da inscrição; dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço completo, e-mail e telefones para contato) e informações acadêmicas e profissionais. Serão abertas 16 vagas, das quais duas se destinam a candidatos moradores da cidade de Paraty, que são isentos do pagamento da taxa de inscrição.
Os nomes dos primeiros 16 alunos selecionados serão divulgados no site da Flip (www.flip.org.br) no dia 2 de junho. Os candidatos terão até o dia 8 de junho para fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100 – por meio de depósito bancário. A confirmação do pagamento pelo e-mail [email protected] deve ser enviada no máximo até domingo, 8 de junho de 2016.
Os selecionados deverão ler, antes da oficina, as peças Hamlet, Rei Lear e Romeu e Julieta. As traduções indicadas são as da editora L&PM, assinadas por Millôr Fernandes. As referências teóricas serão baseadas nas obras Sobre Shakespeare, de Northrop Frye; Shakespeare, Nosso Contemporâneo, de Jan Kott e A Invenção do Humano, de Harold Bloom. Não é necessário o conhecimento prévio desses estudos. Os inscritos que tenham participado das três sessões receberão um certificado de participação.
Sobre a palestrante
Marici Salomão é autora de premiadas peças dirigidas por importantes profissionais como Fernando Peixoto e Hélio Cícero. Uma compilação de sua obra foi publicada pela Imprensa Oficial sob o título de O teatro de Marici Salomão. Coordena o curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro e o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, que recebeu o Prêmio Shell 2016 na categoria inovação.
Flip 2016
Com curadoria de Paulo Werneck, a 14ª edição da Flip homenageia a poeta Ana Cristina Cesar (1952-83), expoente da geração da Poesia Marginal, que nos anos 1970 se firmou distribuindo edições caseiras no Rio de Janeiro, ao largo do mercado editorial e sob o peso da ditadura militar, fundando uma vertente marcante na poesia brasileira contemporânea. A programação da Flip é realizada por meio de leis de incentivo à cultura do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio e do Ministério da Cultura do Governo Federal, e conta com patrocínio do Itaú, do BNDES, da Petrobras e de outras empresas e organizações em vias de captação.