Vale a pena ir à Europa no inverno?
Durante a estação, belas paisagens estão por todos os lados, a viagem pode ser mais barata do que em outras épocas do ano, mas é bom lembrar que o frio não dá trégua
Por Gisela Cabral (Adaptação de Flávia Popov)
Apesar de bastante procurados no verão, os países europeus ficam um charme debaixo de neve, e é por isso que muitos turistas optam por conhecê-los na época mais fria do ano – principalmente aqueles que nunca fizeram um boneco de neve! Ainda estamos em maio, mas, para quem pensa em viajar para o Velho Continente no fim deste ano – verão aqui, mas inverno lá –, já pode se programar com antecedência, já que o figurino do inverno não é nada barato.
A Europa é um dos destinos que despontam na lista daqueles que desejam curtir o frio e a neve. Mas, afinal de contas, quais são as razões que fazem de seus países excelente opção para férias de inverno?
Para começar, os preços de hotéis e passagens costumam sofrer uma queda aqui do outro lado do Atlântico no período (exceto nas semanas entre o Natal e o Réveillon, nas grandes cidades). Para comprovar, é só comparar com preços praticados durante o verão e a primavera, duas estações reconhecidamente mais caras.
Durante o frio, belas paisagens estão por todos os lados, e os apaixonados por fotografia podem preparar a câmera. Em certos países europeus, como a Noruega, a Suécia e a Finlândia, os visitantes podem ver de perto um dos acontecimentos naturais mais impressionantes do mundo, a Aurora Boreal. Infelizmente, é impossível prever a ocorrência desse fenômeno de luzes e cores no céu, porém o inverno é, certamente, a época ideal para isso.
Outro atrativo que faz a viagem à Europa valer a pena no inverno é que grande parte das cidades costuma se preparar muito bem para o Natal e a chegada do Ano-Novo. Portanto luzes, cores e muitos enfeites são espalhados por ruas, praças, pontes e nas casas: um verdadeiro deleite para os olhos!
Eventos
Aproveitando a temática, não podemos deixar de mencionar os vários eventos que costumam ocorrer em todo o continente, com destaque para os famosos Mercados de Natal. Geralmente realizados em grandes praças ou avenidas, eles costumam reunir pessoas de todas as idades em torno de barraquinhas que vendem produtos artesanais, pratos típicos de inverno e bebidas que, além de deliciosas, ainda ajudam a manter o corpo aquecido.
Um dos países mais tradicionais no assunto é a Alemanha. Colônia, por exemplo, é uma das cidades mais procuradas durante o mês de dezembro. Festivais como o da Cerveja, de Bruges (Bélgica), e o Carnaval de Munique (Alemanha) e de Maastricht (na Holanda) são outras opções para os que desejam aproveitar o inverno de uma forma diferente.
Esportes
Os viajantes mais aventureiros também podem aproveitar as baixas temperaturas em algumas partes do continente para praticar esportes como o esqui e o snowboarding. Localidades como Les Gets e Courchevel, na França; St. Anton, na Áustria, e Borovets, na Bulgária, oferecem uma excelente estrutura e, por este motivo, são bastante procuradas por aficionados por esportes de inverno, desde os novatos até os mais experientes.
Flocos
A Europa no inverno é charmosa, há paisagens lindas e uma experiência especial para nós, brasileiros, acostumados com país tropical. Mas há também o lado ruim de visitar o Velho Continente nesta época do ano: o frio, claro, e o aumento no volume das bagagens que ele ocasiona. Os dias são mais curtos, neste período, e há menos tempo com luz natural para passeios. Por ser baixa temporada, algumas atrações podem ser fechadas para manutenção. E risque da lista atividades como piqueniques nos parques ou passar tardes em mesinhas de restaurantes de cafés charmosos ao ar livre – como em Paris. Além disso, há o risco de alguma nevasca fechar espaços terrestres e aéreos – sem falar nos atrasos dos voos.
Seja qual for a sua razão para visitar a Europa durante o inverno, é preciso ter em mente que o frio estará sempre presente, em maior ou menor intensidade, dependendo dos países escolhidos. Naqueles onde as temperaturas são realmente baixas, é preciso utilizar roupas e calçados adequados. Meias térmicas, camisas e calças conhecidas como “segunda pele”, cachecol de lã, gorro para proteção da cabeça e um par de luvas devem constar na lista dos viajantes. Sapatos confortáveis também são importantes para quem pretende andar bastante (melhor ainda se forem daqueles forrados com material que retém calor). O frio não costuma dar trégua em determinadas localidades, porém, tomando alguns cuidados, é possível passar por ele sem problema algum!
*Melhores Destinos (www.melhoresdestinos.com.br)