Estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário CIEE/ABL
Promovido pelo CIEE em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o 17º Prêmio Literário Escritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” (Tristão de Ataíde) está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de setembro. As três melhores redações sobre o tema A Inspiração Literária em Lygia Fagundes Telles dividirão um prêmio de 16 mil […]
Promovido pelo CIEE em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o 17º Prêmio Literário Escritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” (Tristão de Ataíde) está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de setembro. As três melhores redações sobre o tema A Inspiração Literária em Lygia Fagundes Telles dividirão um prêmio de 16 mil reais, ganharão medalhas e diplomas, que serão entregues na sede da ABL, no Rio de Janeiro (RJ).
Uma das mais reconhecidas autoras brasileiras, Lygia foi indicada pela União Brasileira de Escritores (UBE) ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano, que será anunciado em outubro, em Estocolmo, na Suécia. Nenhum brasileiro venceu o Prêmio até o momento. Com 92 anos, Lygia recebeu diversos prêmios durante a carreira, como o Camões (2005) e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Tem obras traduzidas para as línguas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e checo. E tem obras adaptadas para cinema, teatro e TV.
O concurso literário, promovido pelo CIEE e pela ABL, é aberto a estudantes de qualquer curso e série, regularmente matriculados em instituições de ensino superior. Os trabalhos deverão ser encaminhados para a sede do CIEE (Rua Tabapuã, nº 445, 9º andar – CEP 04533-011 – Itaim Bibi, São Paulo- SP). O regulamento completo e a formatação do trabalho estão detalhados no site http://www.ciee.org.br/portal/institucional/premio/abl/index-unica.asp .
Além desse Prêmio, o CIEE mantém outros dois, em parceria com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O objetivo das iniciativas é estimular o hábito da leitura e da escrita entre os estudantes a fim de colaborar para seu pleno desenvolvimento e formação