Frutos do Cerrado inspiram livro sobre gastronomia
Lançamento de obra foi acompanhado pelo governador Marconi Perillo e pela primeira-dama, Valéria Perillo
Acompanhada do governador Marconi Perillo, a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, prestigiou na noite desta segunda-feira (13), o lançamento do livro de gastronomia contemporânea Frutos do Cerrado – Paixão, Sabores e Aromas, da premiada chef baiana Márcia Pinchemel. A obra foi concluída a partir de experimentos de sua autora desde o início de 2000, quando ela se mudou para Pirenópolis e adotou Goiás como Estado do coração.
Frutos do Cerrado como o baru, cagaita e pitanga foram as principais inspirações para os pratos criados que compõem o livro. A obra traz receitas inéditas e outras elaboradas para festivais e concursos dos quais Márcia Pinchemel participou em várias cidades brasileiras. Emocionada, a chef relembrou histórias de sua trajetória em Goiás como a de sua formação na primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Pirenópolis. “Este livro é muito mais que receitas. Ele é a forma que encontrei para levar os frutos do Cerrado para o Brasil. A minha proposta é mandar exemplares desta obra para os cursos de Gastronomia do nosso País. Amo Goiás e acredito que temos que valorizar o que é nosso”.
A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, lembrou que Márcia Pinchemel conquistou muitos prêmios desde que iniciou seus experimentos culinários, anos atrás. “Eu e Marconi conhecemos Márcia no fim dos anos 90 e, desde então, acompanhamos seu reconhecimento como colecionadora de troféus. Hoje, temos a alegria de comemorar mais um feito desta grande mulher que buscou inspiração em Pirenópolis, minha querida terra natal, para suas criações culinárias”, completou.
Durante o lançamento da obra, Marconi Perillo falou de sua vontade de transformar o Palácio das Esmeraldas em um espaço cultural. “Mais uma vez abrimos as portas do Palácio para a cultura. E é um desejo meu que esse seja um espaço para as artes”. Marconi Perillo disse ser motivo de alegria estar presente no lançamento da obra Frutos do Cerrado – Paixão, Sabores e Aromas. Ele lembrou que Márcia foi a idealizadora, em 2004, do Festival Gastronômico de Pirenópolis que, hoje, integra o Circuito Gastronômico Goiás. “Devemos muito a você, Márcia. Tenho certeza de que este livro será um grande difusor dos frutos do nosso Estado”, completou.
Troféus
Entre os prêmios recebidos por Márcia Pinchemel estão o de Chef Revelação do Centro-Oeste, em 2008, da Revista Gula; Prêmio Nacional Dólma e Chef do Ano, da revista Veja, em 2014. Márcia Pinchemel administrou workshop aos candidatos do Super Chef 2011, do MESA SP, maior evento enogastronômico da América Latina, e de outros festivais gastronômicos do Brasil. Vale ressaltar que ela, em 2004, quando da primeira edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis, lançou o desafio para que cada um dos chefs participantes criasse um prato utilizando um dos ingredientes do Cerrado. (OVG)