OVG inaugura Centro de Apoio a romeiros
Solenidade
contará com a benção do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, e apresentações culturais
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugura hoje, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, em Trindade. A inauguração será feita pelo governador Marconi Perillo e pela presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, às 15 horas. A solenidade contará com a benção do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, e com apresentação da banda Inclusiva Luar, do hospital filantrópico Vila São Cottolengo. A expectativa de atendimento durante os dez dias de festa é de 300 mil pessoas.
O CAR prestará apoio às pessoas que se dirigirem até a capital goiana da fé, durante a Romaria do Divino Pai Eterno. No local os romeiros, sobretudo os que irão a Trindade a pé pela rodovia, poderão ainda fazer, além do lanche, uma pausa, sentar e descansar para depois prosseguirem na caminhada.
No CAR serão oferecidos leite com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O atendimento aos romeiros prosseguirá até o dia 03 de julho, data de encerramento da romaria.
O Centro funcionará 24 horas e terá o apoio de mais de 750 pessoas. Deverão atuar no local: 18, cozinheiras, 28 atendentes de balcão, 15 funcionários da Organização, 107 voluntários e mais 600 bolsistas do Programa Bolsa Universitária. Essas pessoas irão trabalhar em períodos alternados e de acordo com a demanda em cada período da festa, se revezando na produção e distribuição de lanches.
Estrutura
O Centro de Apoio ao Romeiro terá quase 2 mil metros quadrados de área física, a mesma estrutura implantada em 2015, com cozinha, onde são preparados os lanches para os romeiros, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico.
A estrutura contará ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que vão ficar de prontidão 24 horas. Enfermeiras também ficarão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.
De 2011 a 2015, o CAR de Trindade atendeu mais de 1,5 milhão de pessoas na festa religiosa. O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. (OVG)