Espetáculo de Regiana Antonini chega a Goiânia
Na peça, inspirada na música ‘Vento no Litoral’, personagens se comunicam pelo ‘Livro da Sorte’
A peça teatral E o Vento Vai Levando Tudo Embora será encenada, hoje (25) e amanhã (26), Teatro Madre Esperança, em Goiânia – após estreia da turnê nacional, nos dias 4 e 5 deste mês, em Vitória (ES). O espetáculo, escrito e dirigido por Regiana Antonini, é realizado pela WB Produções Artísticas e Culturais, com produção de Wesley Telles e Bruna Dornellas.
E o Vento Vai Levando Tudo Embora é uma continuidade de Aonde Está Você Agora? (1995), que retoma o valor da amizade entre Gabriel (Daniel Blanco) e Pedro (Vitor Thiré), amigos inseparáveis, que, por acaso do destino, sofrem uma separação, quando Gabriel se muda para Nova York, deixando seu irmão de vida, em Vila Velha, em uma praia rodeada de águas límpidas e areias douradas, no Estado do Espírito.
Na peça, a força desta amizade vence a separação de sete anos e as mudanças que esses dois personagens sofreram durante esse período, e surge uma nova provação: a paixão por uma mesma mulher, Bia (Josie Pessôa).
Na época, a internet não era tão acessível como hoje, e a amizade deles é aquela de alma. Eles se comunicavam através do Livro da Sorte: uma espécie de livro mágico – um pensaria no outro e abriria o livro, em qualquer página, e o livro responderia como o outro estaria.
A união entre a expressão musical e a teatral viabilizou a criação de uma obra artisticamente sensível e precisa. Além de novamente ressaltar aspectos importantes das relações humanas como a amizade e o respeito, o novo texto ainda valoriza a juventude como momento para construir e armazenar sentimentos necessários às relações humanas.
A ideia é reconher a importância do teatro na formação crítica do homem, e enaltecer a juventude nessa obra contribui para a atração desse público em movimentos culturais.
A peça foi inspirada na música Vento no Litoral, da banda Legião Urbana. O vocalista, Renato Russo (faleceu em 1996), viu o espetáculo anterior (Aonde Está Você Agora?), em 1995, e, ao final dele, disse: “Nunca poderia imaginar que uma das minhas músicas pudesse gerar um espetáculo tão lindo! O Brasil inteiro, ou melhor, o mundo precisa ver essa peça!
Se todas as pessoas que habitam esse planeta pudessem ver esse espetáculo, acho que sairiam daqui com mais amor no coração, com mais esperança em suas vidas! Pois essa peça fala disso: do amor, da amizade, da esperança! E ter amigos é a melhor coisa que existe nessa vida! Vou sair daqui, ligar para o meu melhor amigo e dizer: cara, eu te amo! Se cada um de vocês também fizer isso, a gente vai conseguir juntos, espalhar um pouco de amor por aí!”, finalizou o cantor.