O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
música

Dia do Rock, bebê: 10 músicas que todo estudante precisa ouvir

Em celebração ao Dia Mundial do Rock, O Hoje monta uma lista com trilhas cheias de conteúdo

Postado em 13 de julho de 2016 por Redação
Dia do Rock
Em celebração ao Dia Mundial do Rock

Dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o estilo musical e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985.

O rock surgiu como forma de expressão e reivindicação de muitas pessoas que se sentiam excluídas da sociedade. Com canções carregadas de críticas e contestações, é muito comum retratarem eventos históricos e movimentos sociais.

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o Stoodi, plataforma de estudos online, montou uma lista com 10 músicas que podem ajudar o estudante na hora do vestibular.

Confira a playlist completa e estude com o Iron Maiden, Titãs e muitos outros:

1. Sunday Bloody Sunday – U2

Domingo Sangrento , cantado pelo grupo U2, foi uma manifestação civil em Derry, na Irlanda do Norte, contra a polícia britânica. Ele aconteceu em 30 de janeiro de 1972.

As pessoas que faziam parte da passeata estavam protestando porque acreditavam que as autoridades estavam prendendo as pessoas, sem provas e julgamentos, apenas alegando fazerem parte do grupo terrorista IRA – que queria a independência da Irlanda.

O resultado não foi muito bom. Os manifestantes foram fortemente reprimidos, somando 13 mortes e 26 feridos. Vale ressaltar também que o cenário religioso passava por instabilidade.

2. Hurricane – Bob Dylan

Essa música do Bob Dylan é uma homenagem ao boxeador Rubin Carter, conhecido como Hurricane . Ela retrata o racismo, principalmente na questão da criminalização dos negros.

O lutador de peso-médio foi condenado por um crime que não cometeu e teve que interromper a sua carreira que estava em ascensão. Ficou preso por 15 anos pelo homicídio de três pessoas.

Esse é um exemplo que ilustra o preconceito racial e pode cair muito bem como tema de redação, por exemplo.

3. Assaltaram a Gramática – Os Paralamas do Sucesso

Sabe aquela história de “é licença poética ou erro de português? ”. Então, é justamente sobre isso que fala a música interpretada pela banda Os Paralamas do Sucesso.

Esse rock nos instiga a pensar sobre a produção das letras e conteúdo de nossas músicas. Será que essa “poesia” – termo utilizado na canção – está no local certo? São válidas todas as alterações fonéticas, lógicas e gramaticais? A visão do grupo não é muito positiva.

4. Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones – Engenheiros do Hawaii

A música interpretada pelos Engenheiros do Hawaii retrata o contexto da Guerra do Vietnã , que aconteceu entre 1959 e 1975. Ela mostra a realidade de muitos jovens norte-americanos que foram até o país para lutar.

O conflito armado aconteceu num contexto de Guerra Fria. Os Estados Unidos estavam apoiando o Vietnã do Sul, que queria independência do Vietnã do Norte. A guerra foi muito violenta e resultou na unificação das partes na República Socialista do Vietnã.

Segundo a música, os jovens americanos tinham que renunciar à sua vida para defender ideais da nação asiática – o que nem sempre era fiel à sua ideologia.

5. O pulso – Titãs

A crítica dessa música vai cativar os alunos que querem passar em Medicina – e os hipocondríacos também.

canção  enumera uma série de doenças. No meio delas, quase passa despercebido o rancor, os ciúmes, a raiva, a estupidez e a hipocrisia.

A mensagem que está presente é que esses sentimentos também são patologias e merecem a nossa atenção tanto quanto as doenças. A hipocrisia deve ser tratada tanto quanto a trombose, por exemplo.  

6. Another Brick In The Wall – Pink Floyd  

Outra música que pode ser base para argumentos em sua redação é essa canção do Pink Floyd . Ela faz uma crítica ao sistema de educação que não atua na vida do aluno como mecanismo possibilitando a formação de um cidadão crítico, mas apenas controlando uma massa passiva e mecânica.

A música descreve um professor autoritário e rígido com as crianças que, de certa forma, é frustrado com a situação de sua vida pessoal.

7. War Pigs – Black Sabbath

A crítica à guerra é feita de forma nua e crua pela banda de rock Black Sabbath. A música contesta o papel político que instaura inúmeras guerras, mas não vai aos conflitos armados defender o país.

Eles descrevem o cenário dos campos de batalha de forma desumana, com muito sofrimento. Nota-se no local muito sangue, mortos, ódio e mentes vazias.

8. Zé Ninguém – Biquíni Cavadão

Se tem uma coisa que essa música expressa é uma indignação política . Mais do que isso, ao interpretar essa canção, o grupo Biquíni Cavadão faz uma crítica ao setor judiciário e aos benefícios desfrutados pelos políticos e grandes empresários no Brasil.

O refrão, por exemplo, é composto pelos versos “Eu sou um bobo, eu sou um Zé Ninguém. Aqui embaixo as leis são diferentes”.

9. Hallowed be Thy Name – Iron Maiden

Aprender conteúdos de História pode ser mais fácil com o Iron Maiden. O grupo de rock aborda em suas músicas os temas mais diferentes possíveis: desde a pré-história, passando por biografias, até chegar nas mais diversas batalhas e conflitos armados.

A música “Hallowed be Thy Name”  descreve, em primeira pessoa, momentos antes de um herege ser condenado à execução pela Inquisição. Vale lembrar que os hereges eram pessoas acusadas pela Igreja Católica de crimes contra a fé.

10. Take me Out – Franz Ferdinand

Por fim, a lista acaba com a trilha “Take me Out” do grupo que carrega o mesmo nome do arquiduque da Áustria, Franz Ferdinand.

O interessante nesse caso é relembrar que o assassinato do herdeiro do Império Astro-Húngaro e de sua esposa, duquesa Sophie, em 28 de junho de 1914, é conhecido historicamente como o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. 

Veja também