Pelos masculinos: até quando?
Cada vez mais, homens superam o medo e o preconceito para cuidarem da saúde e
do corpo
Foi-se o tempo em que depilar e fazer as sobrancelhas era coisa de mulher. O procedimento, que ainda é um tabu para muitos homens, tem ganhado cada vez mais adeptos ao estilo ‘lisinho’. Há aqueles que depilam todo o corpo: pernas, axilas e até virilha; outros preferem depilar só uma parte do corpo ou mesmo tirar apenas a barba na cera. É o caso do gerente de restaurante Silvani Grizorte. Há um ano e meio, pela primeira vez, ele decidiu fazer a barba, na cera morna, e nunca mais parou. “Eu perdia muito tempo fazendo a barba com a lâmina toda semana; hoje passo mais de 15 dias livre dos pelos”, relata.
O processo de depilação e designer de sobrancelhas muitas vezes extravasa a vaidade e passa a ser questão de higiene. Um exemplo são os nadadores profissionais que fazem a depilação completa do corpo para garantir mais eficiência na prática do esporte. Uma pesquisa realizada pela revista Alfa mostra que essa nova tendência chega com força total entre os desportistas. No estudo, foram ouvidos mais de cinco mil homens, e 9% deles já aderiram à depilação.
“O número de homens que busca o serviço tem crescido 5% ao ano. Hoje, 10% do nosso público é composto por eles”, afirma a diretora da franquia Posé Beleza Expressa, Claudia Vobeto. Hoje, o público entre 18 e 35 anos é a maioria. “Barba, narinas, orelhas, peito, costas e pernas são os locais onde eles mais preferem eliminar os pelos”, diz. Ainda de acordo com a empresária, tem aumentado o percentual de homens que já aderiram à depilação do corpo todo, inclusive a região íntima. “É uma questão de higiene e saúde também”, conta.
A cada dia, a depilação com cera morna agrada a classe masculina por ser um método mais eficaz e duradouro do que a depilação com lâmina. Mas, muito além da estética, os integrantes do gênero masculino têm levado em consideração fatores como bem-estar, saúde e higiene. “Eu vivia me cortando com a lâmina, por isso optei pela cera morna. Também achei muito mais higiênico, a pele parece que fica muito mais limpa depois da depilação”, conta Grizorte.
Segundo Claudia, a técnica utilizada contribui para a prevenção da foliculite, para um menor encravamento dos pelos, e reduz inflamações da pele. “A aderência da cera ocorre apenas no pelo, e não na pele, o que torna o processo menos dolorido”, explica a profissional, que completa: “Para deixar as pessoas mais relaxados, recursos de ambientação também são importantes, como sonorização relaxante e iluminação adequada”.
Vaidade
O estagiário Ricardo Sialho, 20 , defende a nova tendência da vaidade dos homens. Ele mesmo já experimentou tirar os fios da barba, com cera morna, e diz que a sensação é extremamente diferente de quando ele cortava os pelos na lâmina. “A pele parece que fica mais limpa e sem os cortes, causados pela lâmina”, explica.
Para Sialho, os homens também merecem ter cuidados especiais, assim como as mulheres. “Eu acredito que as mulheres também gostem de homens que se cuidam. Elas se cuidam para a gente, portanto devemos nos cuidar para elas também”, finaliza o estagiário. (Assessoria com redação)