O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 14 de fevereiro de 2026
Solidariedade

Hemocentro precisa de doadores de sangue

Hemocentro precisa ter em seu estoque 1,5 mil bolsas de sangue, dos mais variados tipos. Historicamente, em julho, a unidade fica com apenas 10% desse total.

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 23 de julho de 2016
Hemocentro precisa de doadores de sangue
Hemocentro precisa ter em seu estoque 1

Com capacidade para receber até 250 doadores diariamente, o Hemocentro de Goiás é frequentada por, no máximo, 90 boas almas. Vale ressaltar que o banco de sangue é responsável pelo abastecimento de todas as unidades da rede pública de saúde. Na contramão desses números, cresce a demanda por sangue neste período, como destaca o diretor administrativo Arione de Paula.

“O mês de julho é realmente bastante complicado a exemplo do Natal e Carnaval porque o doador se afasta, viaja, e ao contrário, a demanda aumenta porque os acidentes são mais frequentes e as cirurgias não param. Nós precisamos então sensibilizar a população para esse gesto de solidariedade que pode salvar até quatro vidas com esse ato simples”, avalia.

Mais do que solidariedade, é preciso ter empatia, colocar-se no lugar do outro. Quando o paciente está no leito do hospital e precisa de sangue não há nenhum outro substituto ou genérico, lembra. Por isso, o doador precisa estar ciente disso.

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos (plasma, plaquetas, leucócitos e hemácias) e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados e de vítimas de acidentes de trânsito.

Para ficar 100% abastecido, o Hemocentro precisa ter em seu estoque 1,5 mil bolsas de sangue, dos mais variados tipos. Historicamente, em julho, a unidade fica com apenas 10% desse total.

Campanhas coletivas

Campanhas realizadas por comunidades e empresas para promover doações de sangue coletivas podem driblar a situação. A mais recente foi realizada pela TV Anhanguera no Araguaia Shopping, um local de grande circulação de pessoas.

“Tivemos um crescimento de mais de 300% das doações de sangue na semana passada durante o projeto de solidariedade realizado por iniciativa da própria emissora e esperamos que outras campanhas como essa venham até o Hemocentro para que nós possamos aumentar o nosso estoque de sangue nesses períodos críticos e com isso possamos salvar vidas”, afirma.

Interessados podem ligar no telefone (62) 3201-4575, agendar uma data para que uma unidade móvel do Hemocentro vá até o local para fazer a captação das bolsas de sangue, seja na Região Metropolitana de Goiânia ou no interior. Arione ressalta que a unidade percorre todo o Estado.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também