Estudantes retornam às aulas hoje
Renovação de matrícula, compras de última hora e adaptação à nova rotina são alguns dos pontos que mais mexem com alunos e responsáveis
Milleny Cordeiro
Julho passou e, com ele, as tão amadas férias de milhares de estudantes da rede pública e particular de ensino. De acordo com o calendário escolar divulgado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), as aulas iniciam hoje (1º) em 1.160 escolas estaduais. São mais de 523 mil estudantes retornando aos estudos, mas a situação não modifica apenas a rotina deles, o impacto também é sentido pelos pais e responsáveis e a “correria” reflete até no trânsito da cidade.
Com o retorno, aumenta também o movimento nas papelarias. O mau hábito de deixar tudo para a última hora é bem visível nesse período e a compra de material escolar se intensificou no fim de semana. A empresária Ana Karina Ariano de Faria, 36, saiu às compras com os filhos Luiz Manoel, 8, e Karine Helena, 3, um dia antes de sua viagem para curtir o final das férias. “Por causa da correria nem deu tempo pra pesquisar bem os preços dos materiais”, afirma.
Vendedores relataram que a procura por material escolar é bem maior no início do ano, mas, em relação ao ano passado, as compras para o segundo semestre caíram. O fim de semana era a aposta para um aumento nas vendas.
Matrícula
Na volta às aulas, muitas escolas privadas exigem que responsáveis renovem a matrícula escolar. Nesse sentido, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon – GO) divulgou uma lista de orientações e cuidados que devem ser tomados nesse período. Obviamente, muitas matrículas já foram renovadas, mas a atenção deve ser constante no que diz respeito aos documentos assinados e aos serviços oferecidos pela escola.
Midian de Oliveira é mãe da pequena Maria Eduarda, 5. Ela relata que não costuma ler todo o contrato de prestação de serviços educacionais da escola da filha, um hábito de muitos responsáveis que pode gerar “dores de cabeça” posteriormente. A leitura atenta desse e de outros documentos é uma das orientações listadas pela Procon. O contrato ainda deve ser disponibilizado em local de fácil visualização até 45 dias antes do término da matrícula. Outra dica é considerar o preço da matrícula e das mensalidades. O valor investido na educação dos filhos é muito alto, caso ele não seja aplicado da melhor forma prejuízos podem ser gerados. Por isso, é importante pesquisar, conversar com amigos e familiares sobre a escola pretendida, visitá-la e, principalmente, aliar qualidade ao preço.
Adaptação
Nas férias, a alteração da rotina é inevitável. Brincar, comer muito doce, dormir tarde são alguns dos hábitos praticados nesse período, principalmente pelas crianças. Devido a isso, a volta às aulas pode representar uma grande dificuldade para elas. Pais e responsáveis devem ser persistentes na adaptação e adotar medidas que facilitarão o retorno.
“Esse período de adaptação não é fácil, principalmente para a pequenininha Karine, mas não tive escolha, a troca de escola foi necessária”. No caso da Ana Karina, o retorno às aulas é um pouco mais complicado, pois os filhos são alunos novos e não conhecem ninguém. No entanto, alguns cuidados já estão sendo tomados pela mãe para que tudo transcorra com mais facilidade, “eu coloco os dois para dormir mais cedo e a alimentação está mais regrada”, afirma.
Trânsito
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que os horários dos ônibus já voltam ao normal nessa segunda-feira (01). Durante as férias, é feito um ajuste temporário nos intervalos da viagem devido à baixa demanda pelo transporte coletivo.
Os estudantes que utilizam o transporte precisam ficar atentos para o prazo de cadastramento e recadastramento do Passe Escolar, iniciado no último dia 25. O período se estende até o dia 12 de agosto. Os procedimentos são realizados exclusivamente pelo site www.sitpass.com.br.