Goiânia Mostra Curtas bate recorde de inscrições
Em sua 16ª edição, a Goiânia Mostra Curtas bateu recorde de inscrições de filmes, com 1.423 inscritos de 23 Estados e do Distrito Federal. Ao longo de quase três meses, o festival manteve inscrições abertas para produções de até 25 minutos, realizadas em 2015 e 2016. A mostra ocorrerá entre 4 e 9 de outubro, […]
Em sua 16ª edição, a Goiânia Mostra Curtas bateu recorde de inscrições de filmes, com 1.423 inscritos de 23 Estados e do Distrito Federal. Ao longo de quase três meses, o festival manteve inscrições abertas para produções de até 25 minutos, realizadas em 2015 e 2016. A mostra ocorrerá entre 4 e 9 de outubro, no Teatro Goiânia, acompanhando a diversidade de formatos e gêneros da produção cinematográfica com curtas de ficção, documentário, experimental e animação.
Com programação gratuita, o festival é constituído por seis mostras, oficinas, seminários, debates, encontros, lançamento literário e exibições em praça pública. Em 15 anos de existência, mais de 1.600 filmes já foram exibidos para cerca de 240 mil espectadores, envolvendo uma equipe de quase 2 mil profissionais e conquistando uma média de mil parcerias. Os Estados que mais inscreveram filmes foram São Paulo (1º), Rio de Janeiro (2º), Goiás (3º), Minas Gerais (4º) e Rio Grande do Sul (5º). “Ficaram de fora apenas Amapá e Roraima. Isso demonstra o panorama atual da produção audiovisual de curta-metragens no Brasil, que segue com crescente vigor”, reafirma a diretora.
Mostras Competitivas e Especial
Com as Mostras Competitivas e Especial, a Goiânia Mostra Curtas ainda abraça as áreas de profissionalização e aprendizado com oficinas, cursos, debates e lançamentos literários. A diretora do Icumam, Maria Abdalla, assina a curadoria da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Cinema nos Bairros. Já a curadoria da Curta Mostra Goiás é de responsabilidade do cineasta, programador e professor de cinema Humberto Neiva. O crítico de cinema Fabrício Cordeiro vai selecionar filmes para a Curta Mostra Municípios, e a produtora e realizadora audiovisual Geórgia Cynara é a curadora da 15ª Mostrinha.