O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Rio 2016

A Cerimônia de abertura dos jogos olímpicos faz história

O espetáculo, além de focar na história e raiz brasileira, levanta um debate sobre o meio ambiente

Postado em 6 de agosto de 2016 por Redação
A Cerimônia de abertura dos jogos olímpicos faz história
O espetáculo

Toni Nascimento

A Olimpíada 2016, no Rio de Janeiro, foi oficialmente iniciada na noite desta sexta-feira (05) com uma festa que não deixou devendo para nenhuma das anteriores. Com expectativa de ter alcançado 3 bilhões de pessoas por todo o mundo, ela é a primeira na história a acontecer na América do Sul.

A cerimônia de abertura foi exibida pela maior emissora de televisão do Brasil, a Rede Globo, ao vivo no horário nobre, deixando o tradicional 'Jornal Nacional' e a novela das nove, 'Velho Chico', fora da grade no horário.

O início

A clássica música do Gilberto Gil “Aquele Abraço”, cantada por Luiz Melodia, dava o tom para várias pessoas praticando esportes em telões no estádio Maracanã. Assim começou a festa de abertura do evento, seguido pelo hino nacional cantado por Paulinho da Viola, acompanhado por um octeto de cordas, enquanto a bandeira brasileira era hasteada.

A história

As expectativas foram cumpridas e o foco da apresentação foi a cultura e formação da história e do povo brasileiro. Performances artística mostraram desde a chegada dos indígenas até a chegada dos portugueses no Brasil, contando os primórdios da formação brasileira.

Além disso, também foi apresentado a origem do mundo de um jeito bem brasileiro.

Ao longo do espetáculo, foi destacado a mistura cultural que torna a nossa cultura tão única, através da chegada de outras culturas como a dos negros africanos e a dos árabes e asiáticos.

A música

O principal destaque foi a música. Ao longo da apresentação, a música nacional transmitiu a emoção correspondente ao significado do evento.“Construção”, do Chico Buarque, tocada em uma versão instrumental, embalava uma projeção 3D que tomava o estádio. Gisele Bündchen desfilou ao som de “Garota Ipanema” cantada pelo filho de Tom Jobim, Paulo Jobim.

Elza Soares cantou a espetacular “Canto de Ossanha”, seguida de Marcelo D2 e Paulinho da Viola. Para encerrar a apresentação inicial, Karol Konká e Mc Sofia terminaram representando as novas caras da música nacional.  

Debate

A festa terminou com uma forte mensagem ecológica. Um vídeo chamava a atenção para os grandes problemas gerados pelo aquecimento global e as consequências graves que ele gera ao mundo.

Um belo poema do poeta Carlos Drumond de Andrade foi recitado pela atriz Fernanda Montenegro, em português, e pela Judi Dench, em inglês.

Os bastidores

Quem dirigiu esse show foram as diretoras Andrucha Washington, Daniela Thomas e o premiado diretor de cinema Fernando Meirelles, responsável por filmes como o reconhecido mundialmente “Cidade de Deus”.

Delegações

Logo depois do show de abertura, aconteceu o desfile das delegações que participam dos jogos. Apesar de começar pela Grécia, país de origem do campeonato, o desfile seguiu por ordem alfabética. O Brasil foi o último a desfilar por ser o anfitrião.

Um destaque foi que em cada delegação os esportistas levavam sementes, que no final eram semeadas em pequenos vasos. Elas serão plantadas posteriormente no Parque de Deodoro, onde formarão a floresta olímpica.

O fim

A apresentação foi protocolada pelo dirigente dos jogos e pelo presidente interino do Brasil, Michel Temer. Em seuida, houve outro momento musical, estrelado por uma apresentação tripla de Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Logo depois houve a última corrida com a tocha, que se iniciou com Gustavo Kuerten (Guga), tenista brasileiro famoso em todo o mundo, e terminou com Vanderlei Cardoso de Lima, maratonista reconhecido por ser bicampeão em jogos Pan Americanos.No fim, uma espetacular queima de fogos de artificio.

A chama olímpica foi logo depois da cerimônia para a frente da igreja da Candelária, coração do Centro do Rio de Janeiro. Ela foi levada por um jovem esportista de 14 anos até uma pira onde o fogo ficará acesso, pela primeira vez, em um lugar público e aberto.

A recepção

A mídia internacional ficou alvoroçada com a apresentação brasileira. A rede internacional BBC afirmou em uma postagem no twitter: “Não sei quanto a vocês, mas nós estamos impressionados até agora pela #CerimoniadeAbertura da #Rio2016. Uau! ”.

Além dela,outros grandes jornais do mundo como The New York Times, The Guardian e Washington Post comentaram positivamente o evento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também