Robson Conceição vai buscar o ouro
Nas semifinais de boxe na categoria leve, até 60 quilos, o brasileiro Robson Conceição já tinha a medalha de bronze garantida. O baiano, contudo, não pararia por aí. Ele bateu o cubano Lazaro Alvarez, medalhista de bronze em Londres 2012 e líder do ranking mundial da Associação Internacional de Boxe Amador, avançou até a final […]
Nas semifinais de boxe na categoria leve, até 60 quilos, o brasileiro Robson Conceição já tinha a medalha de bronze garantida. O baiano, contudo, não pararia por aí. Ele bateu o cubano Lazaro Alvarez, medalhista de bronze em Londres 2012 e líder do ranking mundial da Associação Internacional de Boxe Amador, avançou até a final e agora já tem, pelo menos, a prata. O combate pelo ouro será amanhã, às 19h15.
Robson já repetiu o feito de Esquiva Falcão, que conquistou a medalha de prata em Londres, 2012, mas pode marcar o seu nome na historia como primeiro ouro do boxe olímpico brasileiro em caso de vitória. Também na última edição, o País recebeu bronzes com Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão.
Confiante, Conceição teve apresentação segura no ringue ontem. Com boa movimentação de cabeça e esquiva, o baiano apostava nos contra golpes para acertar Lazaro Alvarez. Ao fim de um primeiro round equilibrado, os dois atletas voltaram aos seus corners com os braços erguidos, reivindicando a pontuação favorável após três minutos de luta.
Se o round inicial dava margem para dúvida, o segundo não. Robson foi mais efetivo em seus ataques. O brasileiro acertou boas combinações, encurralou o adversário e soube se aproveitar dos clinches no momento certo.
Atrás nas papeletas de pontuação, Alvarez voltou com tudo ao terceiro round. Em boa movimentação, Lazaro acertou bons gols e, por pouco, não conseguu um knockdown. Ambos passaram a trocar golpes e forma mais franca o cubano conseguiu abrir um corte no supercílio esquerdo do brasileiro. Robson, de forma inteligente, se aproveitou dos clinches. Nos segundos finais, os dois se arriscaram, mas o baiano se deu melhor. Na conta dos juízes, 3 a 0 para Conceição (29-28, 29-28 e 30-27).
Eliminado
O brasileiro Michel Borges foi derrotado pelo cubano, Julio Cesar La Cruz, nas quartas de final da categoria meio-pesado, até 81 quilos, e se despediu do sonho de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O carioca perdeu por decisão unânime dos juízes laterais.
Quem também caiu, mas este nas oitavas de final, foi Robenilson de Jesus. O brasileiro perdeu por decisão unânime para o americano Shakur Stevenson, uma das promessas do esporte olímpico. Um corte no supercílio do baiano, ainda no segundo round, comprometeu a luta de Robenilson, que se emocionou na saída do ringue após eliminação em sua terceira participação nos Jogos – também representou o Brasil em Pequim 2008 e Londres 2012.