O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Cidades

Goiânia terá mais 35 locais de estacionamento proibidos

Aumento da atividade comercial pode ser uma das causas da mudança que pretende proibir o estacionamento em
15 bairros de Goiânia

Postado em 23 de agosto de 2016 por Sheyla Sousa
Goiânia terá mais 35 locais  de estacionamento proibidos
Aumento da atividade comercial pode ser uma das causas da mudança que pretende proibir o estacionamento em

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), estuda proibir o estacionamento, em ruas, de 35 locais em 15 bairros diferentes de Goiânia.  De acordo com a SMT, a proposta visa melhorar o fluxo de veículos, em algumas ruas da cidade.
As principais causas apontadas pela Secretaria, para as proibições, são o aumento do comercio, em regiões importantes, fluidez do transporte publico e atendimento a população. Com o maior fluxo de pessoas, em Goiânia, a SMT alerta e justifica as mudanças com a necessidade de ampliação das vias, com o objetivo de desafogar o transito da cidade.  
Conforme o Gerente de educação de trânsito da SMT e especialista em direito e trânsito, Horácio Ferreira, ainda não existe uma data exata para as mudanças começarem a valer. Entre os locais de possíveis mudanças, a Rua C-136, no Jardim America, que possui sentido único e carros estacionados de ambos os lados da rua, terá o estacionamento proibido em um dos lados. Na Rua C-136, estão presentes uma escola e diversos prédios residências e de comércios.    

Medidas Educativas
Apesar das proibições, as medidas também causam transtornos, assim como, em outros lugares da cidade, onde já existe a proibição de estacionamento em parte das vias. Mesmo com a reclamação de alguns comerciantes, “a SMT está avaliando o interesse coletivo, por exemplo, o fluxo do transporte público e a fluidez do transito”, disse o Gerente de educação de transito da SMT, Honório Ferreira.
Com a conclusão dos estudos e inicio das proibições, a SMT realizará trabalho educativo nos pontos essenciais de Goiânia, e com maior fluxo de pessoas. De acordo com Honório, as medidas educativas serão de até duas semanas, sendo executadas por agentes de Transito, nos pontos onde ocorrer à mudança. 
“Após o período educativo os motoristas que desrespeitar as proibições, podem adquirir punição média com 4 pontos na carteira e R$ 37,13 de multa, ou punição grave com 5 pontos na carteira e multa de R$ 127,00”, explica o gerente da SMT.

Onde muda 
As principais alterações nos estacionamentos da Capital acontecem nos setores, Jardim Goiás, Jardim America, Setor Goiânia II e Bueno. Entre as ruas modificadas no Jardim America, com exceção das ruas C-25 na quadra 40 e na rua C-197, que terão o estacionamento proibido, as demais passarão a ter proibição de parada e estacionamento.
Os setores, Parque das Nações, Santa Cruz, o Residencial Senador Paranhos, além dos setores, Castelo Branco, Marista, Negrão de Lima e Pedro Ludovico também vão sofrer alterações. A Vila Mutirão, Vila Isaura e a Zona Industrial Pedro Abrão, também estão na lista de projetos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também