Ribera troca Brasil por Espanha
O técnico espanhol Jordi Ribera não comanda mais a seleção masculina de handebol. O treinador recebeu convite da Espanha para assumir a direção técnica da Real Federação Espanhola de Handebol e também para comandar a Seleção Adulta Masculina do País. Em sua segunda passagem, ele assumiu a equipe em 2012. Na primeira, dirigiu o time […]
O técnico espanhol Jordi Ribera não comanda mais a seleção masculina de handebol. O treinador recebeu convite da Espanha para assumir a direção técnica da Real Federação Espanhola de Handebol e também para comandar a Seleção Adulta Masculina do País.
Em sua segunda passagem, ele assumiu a equipe em 2012. Na primeira, dirigiu o time brasileiro entre 2004 e 2008. “Quando fui chamado para retornar, o acordo era para que eu ficasse para o ciclo de quatro anos. O objetivo sempre foi não trabalhar somente com o adulto, mas também de uma forma global. Conseguimos grandes resultados dessa forma", disse Jordi em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).
Neste último ciclo, Ribera colocou a seleção entre as potências do esporte. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro alcançou a sétima colocação, melhor da história no masculino, com vitórias marcantes sobre Alemanha, atual campeã européia, e Polônia, bronze no último Mundial.
Além de boa apresentação no Rio, o Brasil teve a melhor classificação em Mundiais – 13º lugar na Espanha –, além das melhores posições nos Mundiais Júnior – 6º lugar na Bósnia – e Juvenil – 9º lugar na Hungria –, todos em 2013. O país também conquistou o título Pan-Americano, sobre o Chile, em junho deste ano, em Buenos Aires.
Presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira lamentou a saída do treinador. “Para nós é uma tristeza enorme perder um profissional com a qualidade e determinação que o Jordi tem. Poucas pessoas no Mundo têm tanta dedicação no esporte quanto ele. Desejamos muita sorte nas novas atividades que ele terá”, afirmou.