Ônibus coletivo deverá ter terceiro degrau
Subir e descer degraus também pode atingir o preço da passagem, proposta foi aprovada nesta semana
Wilton Morais
A Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia aprovou no início desta semana, o projeto de lei ordinária que obriga o terceiro degrau nos ônibus do transporte publico na capital. A finalidade do projeto consiste em facilitar o embarque e desembarque de idosos e portadores de deficiência nos ônibus, assim como dos demais passageiros.
A proposta aprovada em última votação obriga o uso de terceiro degrau retrátil com adaptação hidráulica ou mecânica, de forma a evitar acidentes. O equipamento, caso o projeto seja sancionado pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, permitirá que passageiros do ônibus desçam em um nível mais próximo das calçadas.
Sobre os impactos da proposta, a equipe do O HOJE entrou em contato com a assessoria de imprensa da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), que informou que por se tratar de aspecto jurídico, o tema deveria ser discutido com a Companhia Metropolitana De Transporte Coletivo (CMTC).
Já CMTC informou não dar declarações até que a medida seja sancionada pelo prefeito de Goiânia. O Sindicato das Empresas de Transporte Público de Goiânia (Set), informou, por meio da assessoria de imprensa, que os representantes da entidade que poderiam comentar o assunto estavam em compromisso e o departamento jurídico não estaria autorizado a falar sobre o assunto.
Greve
Na ultima semana, os motoristas do transporte coletivo de Goiânia decidiram adiar a possibilidade de uma greve no transporte. Os servidores solicitavam reajuste salarial de 11,08% para a categoria.
As empresas ofereciam reajuste de 5,5% retroativo a março deste ano. Em audiência pública no Tribunal Regional Do Trabalho (TRT), as empresas acataram a reivindicação dos motoristas e a possibilidade de greve foi cancelada.
Neste ano, a passagem de ônibus subiu 12,1% e a expectativa para fevereiro de 2016 e que a passagem vá para R$ 4,00. Com a possibilidade de ser sancionado, o projeto que obriga as empresas do transporte público a colocarem um terceiro degrau nos ônibus pode gerar um aumento ainda maior ao previsto para o ano que vem.