Light, nobre, saboroso e saudável
‘O linguado é um dos peixes
considerados nobres na gastronomia’
Da Redação
Ele não é tão popular quanto o salmão. Um tanto por conta de sua aparência estranha. Outro pela falta de se tentar uma alimentação mais diversificada mesmo. Para a especialista em Nutrição e Dietética pela Universidade de Cádiz (Espanha)Lucília Diniz, na busca por mais sabor na comida light, a carne branca do linguado é um tesouro a ser revelado. “Muito apreciado na corte do rei Luís XIV, o linguado é um dos peixes considerados nobres na gastronomia. Só que sua receita tradicional, preparado à la meunière, não pode nem chegar perto da minha mesa, por conta do molho gorduroso”, diz Lucilia.
Mas, de acordo com a especialista, não é preciso abrir mão desta iguaria: “O ingrediente é ótimo para soltar a criatividade e reinventar a alimentação com o poder dos pescados”. Ele não fica atrás como fonte de ácidos graxos ômega-3. E também não vai muito à frente, graças à forma diferente que este peixe apresenta. Com os dois olhos do mesmo lado, o linguado pode ser encontrado em rasas águas costeiras de todo o litoral, optando por locais mais profundos, onde a temperatura cai. Sem lutar contra a maré, sua carne é macia e branquinha, ideal para receitas que privilegiam tanto o conteúdo quanto a forma física.
Para a receita a seguir, Lucília acrescentou notas adocicadas com a inclusão de banana da terra e de uma compota de tomates. “As cores ficaram ótimas! E incluí também um elemento novo e crocante nesta equação, os brotos. Vamos logo à receita destes filés de linguado. Quando a banana grelhada vem suculenta, na medida certa, você vai ver: fica uma delícia!”, conclui a especialista.