O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 14 de fevereiro de 2026
Jogos estudantis

Campeões participam de etapa nacional

Estudantes goianos embarcaram para João Pessoa (PA), onde defenderão Goiás na competição nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O evento nacional se destaca como a maior competição estudantil do Brasil e reúne alunos-atletas de escolas públicas e privadas de todo o País. Treze modalidades estarão em disputa de amanhã(20) a 30 de setembro na categoria […]

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 19 de setembro de 2016

Estudantes goianos embarcaram para João Pessoa (PA), onde defenderão Goiás na competição nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O evento nacional se destaca como a maior competição estudantil do Brasil e reúne alunos-atletas de escolas públicas e privadas de todo o País. Treze modalidades estarão em disputa de amanhã(20) a 30 de setembro na categoria infantojuvenil (12 a 14 anos). A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) patrocinou a viagem. 
A delegação goiana é composta por 167 pessoas, sendo quatro dirigentes oficiais, um jornalista, um fisioterapeuta, 19 treinadores/técnicos e 142 estudantes competidores. São 13 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol e vôlei (coletiva); atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez (individual).
“Todos os anos a Seduce é bem representada na competição nacional e essa experiência o aluno leva para vida toda”, afirmou Mauricio Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce e chefe da delegação de Goiás. “Além da parte socioeducacional e o legado superimportante que as competições esportivas proporcionam ao estudante, diversos alunos já foram convocados a participar de jogos específicos da sua modalidade, representando o País. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho”, destaca o superintendente.
Durante as competições, os jovens atletas terão à sua disposição uma gama de eventos paralelos aos jogos. O programa socioeducativo e cultural abrange atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil e uma referência internacional. Consideradas as fases seletivas em todo o País, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e a cerca de quatro mil cidades participantes.
Neste ano, os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com o apoio do Governo da Paraíba e o patrocínio máster da Coca-Cola.

Representantes
Liderados pela Superintendência de Desporto Educacional da Seduce, cerca de 15 mil estudantes disputaram, a partir do mês de março, os Jogos Estudantis de Goiás, divididos em três distintas etapas seletivas, sendo elas: a fase Intermunicipal, fase Polos (reunindo os classificados para competições em cinco municípios diferentes) e, por último, a fase Estadual, ocorrida no mês de agosto, em Ceres, e que consagrou os campeões goianos que formam, agora, a delegação que disputará a etapa nacional.
Roriz afirmou estar feliz com todo processo seletivo para a competição e confiante em ótimos resultados no brasileiro. “Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás, de fato, conseguiram reunir o que de melhor temos em Goiás nesta categoria. Não tenho dúvidas que nossos atletas e equipes vão se posicionar bem, como, tradicionalmente, fazem, por exemplo, nas modalidades de judô, natação, atletismo e nos esportes coletivos”.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também