Frigorífico já recebeu 78 autos de infração
Três autuações graves foram aplicadas decorrentes de irregularidades no sistema de amônia
Caio Marx
Um vazamento de amônia em estado gasoso no frigorífico JBS de Senador Canedo será investigado pelo Ministério Publico do Trabalho, depois de 78 autos de infração por violação às normas de proteção ao trabalho em desfavor do frigorífico. Três autuações graves foram aplicadas decorrentes de irregularidades no sistema de amônia.
O acidente aconteceu em torno das 10h da manha desta terça-feira (20), o vazamento ocorreu com o rompimento de um cano externo do frigorífico, mas o ar contaminado entrou pelas janelas da unidade afetando os trabalhadores e deixando mais de 40 pessoas intoxicadas.
Segundo o corpo de bombeiros, 29 funcionários foram socorridos e levados pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e por terceiros, para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo. O local mais afetado foi o recinto onde a carne era desossada, poucas pessoas tiveram um contato próximo, mas o vento levou amônia para o local em que as pessoas eram evacuadas o que ocasionou o aumento de vítimas.
A Amônia é utilizada em sistemas de refrigeração dos frigoríficos e sua inalação causa desmaios, falta de ar, tonturas e esse foram os sintomas mais relatados pelos funcionários do frigorífico. Em altas concentrações a inalação da substância produz um acesso de tosse violento em função da ação nas vias respiratórias. Se a vítima não conseguir escapar o mais rápido possível do local sofrerá edema pulmonar, forte irritação nos pulmões e pode até mesmo levar a morte.
Nos últimos 30 dias este já é o terceiro vazamento registrado nos frigoríficos da JBS. Em 31 de agosto foi relatado em uma unidade em Campo Grande (MS) um vazamento semelhante. Na mesma semana, a unidade do minerva em Barretos (SP) registrou um também vazamento de amônia onde teve 30 feridos e uma vítima fatal.
Em nota, a JBS esclarece que o vazamento foi rapidamente controlado e que por precaução os departamentos próximos a área do vazamento foram imediatamente evacuados. A Multinacional informou que as causas do ocorrido estão sendo apuradas pela empresa e que as operações estão temporariamente suspensas ate que o local seja liberado pelo órgão competente.