Em Goiânia, ‘OffSina’ contempla shows de astros goianos e nacionais
Toda a programação do festival é inteiramente gratuita
Júnior Bueno
‘Eu lhe prometo que trarei boas notícias quando eu voltar. Se eu não voltar, as boas notícias estarão lá” é o que diz o clássico de Wander Wildner. E para quem gosta de boa música e diversão de graça as notícias são boas mesmo. Não podiam ser melhores, já que Wildner se junta a uma porção de outros músicos para duas semanas em uma programação lotada de atrações incríveis. E o melhor de tudo? É gratuito, graças à iniciativa dos músicos Kleuber Garcez e Roberto Silva, em parceria com o Fundo de Cultura.
O festival OffSina é uma mostra de música criada, em 2008, quando teve sua primeira edição, com a participação de bandas como Macaco Bong, Rollin Chamas, Ultravespa e Mechanics, dentre outras. Nessa época, a mostra era mais voltada para o rock. Mas todas as bandas fizeram shows totalmente acústicos. Essa era a exigência dos produtores. Em 2014, na segunda edição, veio como ponto forte, a música produzida em Goiás, de maneira mais elaborada e desplugada, no sentido de serem shows acústicos.
Agora, em sua terceira edição, OffSina mostra talvez sua fase mais recheada de atrações e com muita coisa bacana e diferente. Dentre essas atrações, diversos cantores e cantoras de Goiânia, fazendo shows temáticos. Exemplos: o cantor Chico Aafa vai interpretar o mais que ‘cult’ Elomar. Maíra faz um show inteiramente baseado no primeiro disco de Belchior, Alucinação. Mundhumano canta as canções ‘pretas’ de Caetano Veloso. E, só para ficar em mais um exemplo, a cantora Luciana Clímaco refaz o superálbum Acabou Chorare, dos Novos Baianos.
Paulo Monarco e Dandara trazem de São Paulo o show de lançamento do álbum Dois Tempos de Um Lugar. Kleuber Garcez também lança seu primeiro CD solo, Divino. Juraíldes da Cruz mostra o show Maria da Penha. O show leva esse nome por causa da música Maria da Penha, de Juraíldes e João Araújo, que ganhou a quarta edição do Concurso de Música sobre a Lei Maria da Penha. “Nossa inspiração foi a situação cultural, que precisa ser resolvida no ser humano, pois ainda existe muita violência contra a mulher”, afirmou Juraíldes.
Outra atração importante é Wander Wildner, cantor e compositor que iniciou sua carreira musical como vocalista da banda Os Replicantes, que teve grande importância no punk rock nacional dos anos 80, uma das fases mais criativas da música popular brasileira. O cantor carrega em sua bagagem mais do que três décadas de rock n’roll: é um importante expoente do aclamado ‘rock gaúcho’ dos anos 80. Para além seu estado natal, Wander expandiu os horizontes de uma música sem fronteiras e a levou para todo o Brasil. Um rebelde profissional seja como vocalista da banda punk Os Replicantes ou em carreira solo, seus hits são entoados por todas as gerações de roqueiros do País.
Composições irreverentes, apresentações cheias de energia e muita personalidade são suas marcas registradas. Surfista Calhorda, Bebendo Vinho e Eu não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro são apenas alguns exemplos do sucesso atemporal e retumbante de Wander, que coleciona em seu currículo mais de dez álbuns gravados em estúdio, além de coletâneas e gravações ao vivo.
Abaixo, a programação completa do OffSina 2016, que terá seus shows de abertura, no teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Todo o restante da programação ocorre no Beco da Codorna, que vai receber da MPB, rap, rock e música eletrônica. Tudo isso, somado, resulta numa mostra da música contemporânea feita no Brasil. Um panorama da música brasileira. Cumpre ressaltar que toda a programação é gratuita, o que não deixa de ser uma novidade nos festivais feitos em Goiânia.
Programação:
Quarta-feira, 28 de setembro, no Goiânia Ouro
Kleuber Garcêz
Paulo Monarco E Dandara
Quinta e sexta-feira, 29 e 30 de setembro, no Beco da Codorna
Free Beats
Formiga Dub
Mission Sabotage
Beatflavor
Deaf Whale
Quarta-feira, 5 de outubro, no Goiânia Ouro
Juraíldes Da Cruz
Chico Affa
Quinta-feira, 6 de outubro no Beco da Codorna
Pó De Ser
Sandoval Shakeman
Wander Wildner
DJ Mastrella
Sexta-feira, 7 de outubro, no Beco da Codorna
Mundhumano
Afrika Billy
Coletivo Bigorna
Felamacumbia
Sábado, 8 de outubro, no Beco da Codorna
Beto Cupertino E Fernando Manso
Luciana Clímaco
Maíra Lemos
Cláudia Vieira
DJ Macambira
Domingo, 9 de outubro, no Beco da Codorna
Tese
Iara Pimentel & Mana Iná
Atropah2
Vitoria MCs
Batalha de Conhecimento
Todos os shows serão às 20h