Orquestra Filarmônica de Goiás irá ter duas grandes apresentações em outubro
Filarmônica de Goiás recebe Orquestra Sinfônica Jovem para interpretar a grandiosa Sinfonia n.1 de Mahler
O maestro Neil Thomson irá reger duas apresentações em outubro na Orquestra Filarmônica de Goiás, com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem. Será 115 músicos em palco para interpretar a consagrada Sinfonia n.1 “Titã” do compositor Gustav Mahler. A obra “Variações sobre um tema de Haydin”, de Brahms, também integra o programa.
A primeira apresentação acontece no dia 06 de outubro, quinta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Já a segunda ocorre no dia 09 de outubro, domingo, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Todos os concertos têm entrada gratuita.
As Obras
A Sinfonia n.1 de Mahler é considerada um poema sinfônico e está estruturada em quatro movimentos. O personagem principal da composição é Titã, o personagem central do romance de um escritor alemão. É interessante observar que o 3º movimento da sinfonia descreve o funeral de um caçador.
O compositor inicia o movimento com o contrabaixo tocando em forma menor a famosa cantiga de ninar francesa “Frère Jacques”. Neste movimento o tímpano simboliza os passos das pessoas que acompanham o funeral. Segundo descrições de diversos musicólogos, esse movimento costumava deixar diversos ouvintes tristes.
O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em Hamburgo em maio de 1833 e morreu em Viena em abril de 1897. “Ele escreveu a obra “Variações sobre um tema de Haydn” em duas versões, uma para dois pianos, e outra, para orquestra”. A obra é composta por oito variações e uma delas, denominada “ Coral de Santo Antônio”, é baseada em uma melodia religiosa popular.
O MAESTRO
Thomson é um dos maestros mais versáteis de sua geração. De 1992 até 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo. Neil foi nomeado membro honorário do RCM em 1994, pelos serviços prestados à instituição.
Suas habilidades como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma.
A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS
A Orquestra Filarmônica de Goiás é um Programa do Governo do Estado, está dentro da estrutura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e vinculado ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e excelentes músicos que trabalham incansavelmente para que estes belos espetáculos aconteçam ano a ano.
SERVIÇO
Concertos Especiais
Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Datas:
1ª apresentação:
06/10 – quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
2ª apresentação:
09/10 – domingo
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada franca para as duas apresentações
Programa:
J. Brahms – Variações sobre um tema de Haydn
G. Mahler – Sinfonia n.1 “Titã”