O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
Esportes

F1 tem calendário provisório para 2017

Brasil é um dos países que não ainda não foi confirmado para receber uma das etapas da competição

Postado em 29 de setembro de 2016 por Sheyla Sousa
F1 tem calendário  provisório para 2017
Brasil é um dos países que não ainda não foi confirmado para receber uma das etapas da competição

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou ontem o calendário provisório da temporada 2017 da Fórmula 1. Nessa primeira versão, alguns GP’s não ficaram confirmados. O do Brasil foi um deles. O país está marcado para sediar a penúltima corrida da temporada, dia 12 de novembro. O GP do Canadá e da Alemanha, apontados inicialmente para os dias 11 de junho e 30 de julho, respectivamente, também aparecem na lista como dúvidas para receber as corridas.
Se as três provas forem confirmadas, o campeonato terá 21 etapas, mesmo número deste ano, igualando o recorde de temporada com maior quantidade de corridas. A abertura, como já é de costume, será com o GP da Austrália, em Melbourne. A temporada está marcada para terminar no dia 26 de novembro, em Abu Dhabi, como acontece desde 2014. Com a aposentadoria de Felipe Massa no fim deste ano e a indefinição do futuro de Felipe Nasr, o Brasil ainda não tem representantes confirmados na próxima temporada. A última vez que o País não teve representantes  no grip foi em 1969.
Neste final de semana acontece o GP da Malásia, considerado por muitos pilotos uma das corridas mais difíceis da temporada, principalmente por conta do tempo, que nesta época do ano é sujeito a tempestades. Esse fator aumenta ainda mais o clima de expectativa para a importância da corrida na parte de cima da tabela. 
Nico Rosberg, que venceu o último GP em Cingapura, assumiu a liderança da competição nesta temporada. Com 273 pontos, ele está oito à frente do segundo colocado, seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton com 265.
Na temporada passada, a dupla da Mercedes foi ao pódio na Malásia. O alemão foi terceiro, enquanto o inglês terminou a prova em segundo. Eles foram superados por Sebastian Vettel, da Ferrari, vencedor da corrida. 
O primeiro treino livre acontece na quinta-feira, às 23 horas. O segundo na madrugada de sexta, às 3 horas. No sábado, também às 3 horas, os pilotos fazem a última atividade livre e, então, às 6 horas, participam do treino classificatório que definirá o grid de largada. A corrida acontece de sábado para domingo, às 4 horas da manhã.

Calendário da F1 2017:

1ª Etapa
26 de março – Austrália

2ª Etapa
9 de abril – China

3ª Etapa
16 de abril – Bahrein

4ª Etapa
30 de abril – Rússia

5ª Etapa
14 de maio – Espanha

6ª Etapa
28 de maio – Mônaco

7ª Etapa
11 de junho – Canadá (a confirmar)

8ª Etapa
18 de junho – Azerbaijão

9ª Etapa
2 de julho – Áustria

10ª Etapa
9 de julho – Inglaterra

11ª Etapa
23 de julho – Hungria
12ª Etapa
30 de julho – Alemanha (a confirmar)

13ª Etapa
27 de agosto – Bélgica

14ª Etapa
3 de setembro – Itália

15ª Etapa
17 de setembro – Malásia

16ª Etapa
1 de outubro – Cingapura

17ª Etapa
8 de outubro – Japão

18ª Etapa
22 de outubro – EUA

19ª Etapa
5 de novembro – México

20ª Etapa
12 de novembro – Brasil (a confirmar)

21ª Etapa
26 de novembro – Abu Dhabi

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também