Espetáculo humorístico ressalta obras clássicas
Grupo Contadores de Histórias Sentinelas do Cerrado interpreta situações cotidianas de maneira cômica
Da redação
O grupo Contadores de Histórias Sentinelas do Cerrado apresenta hoje (7), no Teatro Yguá no Centro Cultural Martim Cererê, o espetáculo Crônicas do Cotidiano inspirado nas obras dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Luís Fernando Veríssimo. A idealização e direção do espetáculo é do historiador Elson Ribeiro, aluno da Cia de Teatro Gustavo Ritter.
Há dois anos, o grupo mantém a tradição de recorrer à memória como fonte de todas as narrativas e experiência do cotidiano, apresentando crônicas, contos e causos que aproximam pessoas, desvendam mistérios, compartilham aventuras, medos, angústias e finais felizes.
Contar histórias não é um ato apenas intelectual, mas também afetivo. E isso fica melhor ainda quando essas histórias são contadas espontaneamente. Por isso os Contadores de Histórias Sentinelas do Cerrado mantêm fidelidade e originalidade em relação ao formato textual dos grandes cronistas e contadores de histórias. Assim como os escritores, eles apostam na boa dose de humor como instrumento para transmitir uma opinião e abordar um determinado assunto, muitas vezes por meio de frases dirigidas ao leitor e ao público, como se estivessem estabelecendo um diálogo.
A sensação de se estar em diálogo com os atores ocorre desde o primeiro momento do espetáculo. Alguns textos acentuam, de forma explícita, essa característica e evocam o público, proporcionando um diálogo claro, quase interativo. Na peça, os atores vivem relações cotidianas de maneira divertida e apimentada. Seus personagens passam por diferentes fases do amor: do conhecimento ao rompimento, da paixão ao desgaste pelo cotidiano. Em tom de ironia e com energia juvenil, os intérpretes contam histórias que se desenrolam na sala de casa ou em ruas e praças.
‘Crônicas do Cotidiano’
Quando: Hoje (7), sexta-feira
Onde: Teatro Yguá no Centro Cultural
Martim Cererê
Ingresso: R$ 10 (preço único)