Presidente da Fifa pretende expandir torneio
O Conselho da Fifa se reúne nesta quinta-feira em Zurique e o presidente da entidade, Gianni Infantino, aproveitará a oportunidade para discutir sua intenção de expandir a Copa do Mundo de 32 para 48 seleções. O plano é que o torneio tenha maior número de participantes na edição de 2026, ainda sem país-sede escolhido. O […]
O Conselho da Fifa se reúne nesta quinta-feira em Zurique e o presidente da entidade, Gianni Infantino, aproveitará a oportunidade para discutir sua intenção de expandir a Copa do Mundo de 32 para 48 seleções. O plano é que o torneio tenha maior número de participantes na edição de 2026, ainda sem país-sede escolhido.
O aumento de vagas para o Mundial foi um dos pontos mais defendidos pelo suíço desde que assumiu a presidência da Fifa. A proposta inicial era que a competição contasse com 40 países, mas o número de 48 já passou a ser ventilado nas últimas semanas.
As conversas pela mudança ainda estão em fase embrionária, mas se aprovado no futuro, o maior número de vagas pode gerar alterações também no formato de disputa da competição. Infantino explica que 16 seleções se classificariam diretamente para a fase de grupos e as outras vagas seriam definidas através de um sistema mata-mata, poucos dias antes do início do torneio.
“Os 16 melhores se classificam para a fase de grupos do Mundial. Os 32 restantes jogariam uma partida, um playoff, três dias antes de começar o campeonato para determinar os outros 16. Assim teríamos os 32 finalistas”, disse em entrevista ao diário inglês Mirror.