O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Cidades

Dez municípios goianos receberão cisternas

Segunda etapa irá implantar 106 cisternas coletivas. Ao todo, o programa irá atingir oito mil famílias. Investimento será de R$ 18 milhões

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 27 de outubro de 2016
Dez municípios goianos receberão cisternas
Segunda etapa irá implantar 106 cisternas coletivas. Ao todo

Serão implantadas 106 cisternas coletivas de abastecimento de água potável na segunda etapa do programa Água Para Todos, em parceria com o Governo de Goiás e o Ministério de Desenvolvimento e Integração. Ao todo, as 10 cidades beneficiadas em comunidades rurais de Goiás se localizam na região norte e nordeste do estado. Na primeira fase, 500 cisternas de polietileno de abastecimento foram implantadas.
A superintendente de Políticas e Programas da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), Rosidalva Lopes, disse que todos os municípios contemplados possuem acesso crítico a água tratada. “Na maioria das regiões contempladas temos um problema com água subterrânea. Em geral, o liquido subterrâneo é salobro, o que prejudica o organismo”. A saída para os municípios foi a coleta da chuva. “Para atendermos a necessidade destes lugares, não usaremos cisternas subterrâneas. E sim cisternas acima do solo, que irão recolher a água da chuva. Essa irá ser tratada para utilização humana”, conclui.

Contemplação
O programa será composto por perfurações de poços de grande profundidade. E a instalação de uma rede de distribuição será responsável por levar água a toda a comunidade dos municípios contemplados. Na primeira etapa, o programa atingiu 3.500 famílias. O esperado para a próxima etapa equivale a 4.500 famílias, totalizando 8 mil residências, em todo o programa. A população estimada pelo Governados Marconi Perillo é de 50 mil pessoas contempladas. 
“Para cumprirmos uma determinação do ministério de desenvolvimento e integração, as famílias que receberão a água dos poços, deverão ter renda baixa e residirem em regiões onde é impossível levar água tratada”, informou o secretário de desenvolvimento, Luiz Maronezi. Ao definir os municípios, o Comitê Gestor Estadual do Programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento (SED), observou critérios como índice pluviométrico e o clima. Além disso, foram vistos aspectos solicitados pelo Governo Federal, como renda per capita.

Investimentos
De acordo com a SED, serão investidos na segunda etapa do programa R$ 18 milhões provenientes de recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal. Conforme o governador Marconi Perillo, o próximo desafio será a busca de mais dinheiro para atender outras familias que ainda não serão contempladas. “Queremos garantir o desenvolvimento e a segurança alimentar, resolvendo este trabalho crucial”, afirmou.
As cidades contempladas são Buritinópolis, Divinópolis, campos belos, guarani de Goiás, Iaciara, Nova Roma, Cavalcante, Sitio de Abadia, Flores de Goiás e São Domingos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também