O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 13 de dezembro de 2025
Câncer de mama

HMI zera fila de espera para cirurgia de câncer de mama da unidade

No mesmo período em que estava sendo realizada a campanha Outubro Rosa, o Hospital Materno Infantil (HMI) zerou a fila de espera de cirurgia de câncer de mama da unidade. O HMI, que é referência no atendimento de média e alta complexidade na área da saúde da mulher, realiza a cirurgia oncológica desde 1997 pelo […]

Redaçãopor Redação em 2 de novembro de 2016

No mesmo período em que estava sendo realizada a campanha Outubro Rosa, o Hospital Materno Infantil (HMI) zerou a fila de espera de cirurgia de câncer de mama da unidade. O HMI, que é referência no atendimento de média e alta complexidade na área da saúde da mulher, realiza a cirurgia oncológica desde 1997 pelo serviço de Mastologia. Por mês, são feitas cerca de 12 operações em pacientes com diagnóstico positivo para o câncer de mama. “Zerar essa fila é motivo de comemoração para nós do HMI, um sinal de que estamos fazendo nosso trabalho da maneira correta”, comemora a diretora técnica do hospital, Sara Gardenia.
Acompanhada do tratamento de quimioterapia e radioterapia, a cirurgia oncológica é uma das etapas fundamentais para o tratamento do câncer de mama. No primeiro atendimento, a maioria das pacientes ainda não tem diagnóstico definitivo e, a partir daí, é realizada a biópsia e a indicação para a cirurgia. “Todas as pacientes que confirmam o diagnóstico de câncer de mama precisam ser operadas para a retirada do tumor e, dependendo de algumas características, a cirurgia pode ser feita antes ou depois da quimioterapia. Varia de acordo com cada paciente”, explica.
Dependendo do tamanho e da localização do tumor, existem dois tipos de operação que podem ser realizados na paciente: a quadrantectomia, que é a retirada apenas da região onde está localizado o câncer, geralmente feito em tumores menores; e a mastectomia, que é a retirada total da mama, feita em tumores maiores. Segundo a mastologista do HMI, Érika Pereira Souza e Silva, antes de serem operadas, todas as pacientes são acompanhadas pelo serviço ambulatorial de Mastologia da unidade. É válido lembrar que após cirurgia oncológica, é feita a reconstrução da mama, ou oncoplastia, onde o mastologista e o cirurgião plástico discutem as possibilidades de reconstrução para que a mama fique livre do tumor e com o melhor aspecto estético possível.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também