Terceiro Festival Gastronômico reúne culinária goiana para turistas
Um dos destaques do evento é o açafrão, um tradional tempero goiano
Da redação
Aulas-show, oficinas, ação com as crianças e apresentações musicais estão na programação do III Festival Gastronômico de Caldas Novas, que começou nesta quinta-feira (3) e vai até domingo (6), no Casarão dos Gonzaga.
A proposta é levar uma opção diferenciada, a tradicional culinária goiana, aos turistas que buscam descanso, diversão e aconchego nas águas quentes da estância hidrotermal.
O Festival faz parte do Circuito Gastronômico de Goiás, coordenado pela Goiás Turismo, em parceria com o Sebrae, Senac, Prefeitura Municipal e entidades do trade turístico goiano.
Nesta temporada, o destaque é para um dos mais tradicionais temperos da culinária goiana, o açafrão, que dá um toque especial em pratos elaborados com arroz e um tipo de carne. Pelo menos um destes três ingredientes-tema deve ser utilizado tanto em pratos salgados quanto doces, resultando em deliciosas e surpreendentes iguarias.
Com o tema Sustentabilidade, a temporada do Circuito Gastronômico 2016 trabalha características e costumes das cidades onde são realizados os festivais com foco no alimento desde o campo até o prato. São realizadas ações buscando o envolvimento da cadeia produtiva da gastronomia. Já foram realizados os festivais da Cidade de Goiás e de Pirenópolis. O próximo será em Goiânia, do dia 1º ao dia 4 de dezembro.
O talento de vários artistas da gastronomia, reconhecidos no Brasil e no exterior, assegura o alto nível do III Festival Gastronômico de Caldas Novas. A Vila Gastronômica (Casarão dos Gonzaga) terá atrações como: Tereza Paim, chef do ano e personalidade gastronômica; Dario Vianna, jurado da Copa do Mundo de Confeitaria; André Rabelo, ex-chef do Itamaraty; Stella Romanholli, especialista em gastronomia funcional; Carlos Pinheiro, especialista em Frutos do Cerrado; Lilian Matos, pesquisadora de alimentação saudável; Márcio Zago, escritor; Luiz Camargo, gestor de Negócios Sociais em Alimentação; Roberto Raviolli, um dos mais importantes defensores da cozinha italiana de raízes no Brasil; e o irreverente pesquisador do folclore brasileiro João Barreto (Cumpade João).
Um dos destaques do festival é a Ação Kids, um convite à diversão para as crianças, sob o comando da chef Lorena Caixeta – na sexta-feira e no sábado, das 15 às 18h.
História
A arquitetura colonial do Casarão dos Gonzaga dá um toque de especial beleza ao III Festival Gastronômico de Caldas Novas. Construído em 1907 como sede da fazenda do primeiro prefeito de Caldas Novas, o casarão impressiona pela preservação das características da época. Uma das construções mais antigas de Caldas Novas, o local é um exemplo da arquitetura goiana do início do século 19. Lá, funciona o Centro de Apoio ao Artesão, com exposição de artesanato.
Programação
Na sexta-feira, o Festival começa às 14h, com a chef Lilian Matos, que vai abordar o tema Mitos e Verdades sobre a Alimentação Saudável. Às 15h30, o espaço será dedicado ao Talento UEG, com alunos do curso de Gastronomia da Universidade Estadual de Goiás, em Caldas Novas. Às 17h, aula-show com o Cumpade João, com o tema Sangue Branco – Fonte Inesgotável de Vida. Às 18h30, o chef Luiz Eduardo Camargo dará aula-show sobre o tema: Ideias, Negócios e Empreendedorismo Social na Alimentação. Às 21h, show musical com a dupla goiana Eddy & Bruno e, às 22h, com a banda Liga Joe. Confira o restante da programação no site: http://www.goiasturismo.go.gov.br