Hamilton só pensa em adiar título de Rosberg
Piloto inglês precisa vencer o GP do Brasil e torcer para que seu companheiro de equipe tenha má sorte na corrida
Protagonistas da disputa do título da temporada 2016 do Mundial de Fórmula 1, os pilotos Nico Rosberg e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, guardam a sete chave as estratégias que pretendem usar para vencer o GP do Brasil, no próximo domingo, em Interlagos, São Paulo.
Enquanto o alemão lidera o Mundial com 349 pontos e busca o primeiro título na Fórmula 1, o inglês corre atrás do seu quarto troféu – já sagrou-se campeão em 2008, 2014 e 2015. Hamilton soma 330 pontos e precisa, além de vencer a prova de domingo, torcer pelo insucesso do seu companheiro de escuderia.
O piloto inglês nunca subiu ao pódio como vencedor do GP do Brasil de F1. Mesmo assim, quer quebrar esse tabu para adiar a decisão para a última prova do ano, no GP da Abu Dhabi (Emirados Árabes), no dia 27 de novembro.
“Eu nunca ganhei no Brasil, então vou com a mesma mentalidade que tive nos últimos fins de semana”, disse Hamilton, que subiu três vezes ao pódio sem ser vencedor em São Paulo – em 2009, 2014 e 2015 – e teve dois abandonos – 2011 e 2012.
Apesar de não falar abertamente sobre suas estratégias, o vice-líder do Mundial de F1 deve adotar a mesma postura utilizada no GP do México, no dia 30 de outubro, quando venceu e diminuiu a diferença para Rosberg. Na ocasião, ele saiu na frente e recebeu a bandeirada final como primeiro colocado.
Já o líder do campeonato, Nico Rosberg tem tudo para garantir o título com uma corrida de antecedência. Para não adiar a decisão, basta vencer no Autódromo Interlagos, independentemente de Lewis Hamilton, seu rival direto. O piloto alemão pode ser campeão dependendo também de outras combinações (leia box ao lado).
Seis campeões
Interlagos já foi cenário de seis títulos da Fórmula 1 desde de 2004, quando o Brasil passou a sediar a última ou penúltima etapa da categoria. Desde então, Fernando Alonso (2005 e 2006), Kimi Raikkonen (2007), Lewis Hamilton (2008), Jenson Button (2009) e Sebastian Vettel (2012) comemoram o título em Interlagos.
Programação
O GP do Brasil começa amanhã, às 10 horas, com o primeiro treino livre. O segundo acontece mais tarde, às 14 horas. Já no sábado, os pilotos fazem às 11 horas a última atividade livre e, às 14 horas, voltam às pistas para o treino classificatório que definirá o grid de largada.
A corrida acontece no domingo, às 14 horas.