Crea solicita paralisação do serviço
Para o Crea-GO, o trabalho que está sendo realizado pela equipe da Seinfra
Da Redação
Após vistoria realizada na manhã De sexta-feira (18), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), no viaduto da Avenida Jamel Cecílio com a Avenida H, no Jardim Goiás, o Conselho goiano solicitará à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra) a interrupção dos serviços que estão sendo desenvolvidos no local desde o dia 17.
Para o Crea-GO, o trabalho que está sendo realizado pela equipe da Seinfra – uma escarificação (retirada do reboco) e lixação da ferragem sem nenhum tipo de tratamento – é inadequado. Assim, o Crea recomendará a paralisação do serviço até que haja um projeto de recuperação adequado, uma vez que a manutenção seria apenas uma medida paliativa. Segundo os técnicos do Conselho, deve ser elaborado um estudo para verificar o grau de comprometimento da ferragem e do concreto, de acordo com o projeto original. Dependendo do grau de comprometimento, deve ser feito também um projeto de reforço ou recuperação estrutural e especificação da forma de tratar a estrutura.
Agora, o Crea-GO trabalha na elaboração de um LAUDO DE CONSTATAÇÃO, que deve ser encaminhado à Prefeitura de Goiânia e ao Ministério Público do Estado de Goiás. O Conselho também solicitará ao Eng. Civil Rodrigo Carvalho da Mata uma cópia do laudo elaborado por sua equipe no qual foi constatado o risco de desabamento. Após os resultados do trabalho, o Conselho convocará uma COLETIVA DE IMPRENSA para esclarecer à sociedade sobre o real estado da estrutura e o que deverá ser feito para sua recuperação.
Participaram da visita na manhã de hoje o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o conselheiro coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA), Eng. Civil João Batista Tibiriçá; o conselheiro Eng. Civil Ricardo Veiga, especialista em Estruturas; o líder da Área Técnica do Conselho, Eng. Civil Eliel Divino; o Eng. Civil Hugo Vandré Rios, do Departamento Técnico; a agente de fiscalização Tec. Eletrotécnica Ádima Lobo; e o Eng. Civil Éverton Schmaltz, especialista em Drenagem Urbana.