Restaurantes são interditados pela Vigilância comercializando produtos vencidos
Churrascaria Favo de Mel e restaurante Peixinho Bar armazenavam alimentos impróprios para consumo, vencidos, além de muita sujeira
Caio Marx
A Vigilância Sanitária interditou nesta sexta-feira (25) dois restaurantes de alto padrão por tempo indeterminado. A churrascaria Favo de Mel, pertencente ao cantor Marrone, no Setor Sul, e o Peixinho Bar e Restaurante, no Setor Marista, em Goiânia. Segundo a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), apenas em novembro foram encontradas irregularidades em vários restaurantes de alto padrão de Goiânia, demonstrando um desrespeito ao consumidor.
Na Churrascaria Favo de Mel, a Vigilância realizou fiscalização de rotina durante dois dias e foram apreendidos mais de 100 quilos de produtos impróprios para o consumo e vencidos, além de sequer ter alvará de funcionamento desde sua inauguração. A churrascaria também foi autuada por falta de circulação de ar e mau condicionamento do lixo. Problemas foram detectados também na área de manipulação da cozinha.
Já no Peixinho Bar e Restaurante, os fiscais encontraram 96 kg de produtos impróprios para consumo e muita sujeira. Além disso, havia irregularidades que já haviam sido notificadas pelo órgão, porém, providências não foram tomadas e a Vigilância Sanitária teve que realizar interdição do estabelecimento.
Em entrevista ao O Hoje, o delegado titular da Decon, Webert Leonardo Santos, afirma que as ações de fiscalização são realizadas há dois anos e ressalta que devem ser constante, pois em cada etapa da operação são encontradas infrações em vários estabelecimentos do ramo alimentício em Goiás. “Diariamente, a Decon recebe denuncias anônimas dos consumidores que detectam ações ilícitas, como ambiente inadequado e produtos que aparentam más condições para consumo. Estamos agindo em conjunto com os órgãos parceiros como Vigilância Sanitária e Procon Goiás para realizar fiscalizações em todos os restaurantes, supermercados, bares e churrascarias doestado”, afirma o delegado.
No dia 3 desse mês, o Alba’s Restaurante e Choperia, localizado na Avenida T-4, no Setor Serrinha, também foi interditado pela Vigilância Sanitária. Foram encontradas diversas infrações como produtos fora do prazo de validade, locais de armazenamento inapropriados, além de baratas e mosquitos. A pizzaria Villa di La Pizza também foi interditada pela Decon e Vigilância Sanitária após denúncias realizadas sobre alimentos com gosto ruim, falta de água nos banheiros e ambientes sujos.
Os proprietários da churrascaria Favo de Mel, foram notificados e devem atender todas as recomendações para que as portas possam ser reabertas. O restaurante tem até 180 dias para apresentar um projeto arquitetônico à Vigilância Sanitária e com isso ser dado sequência ao pedido de alvará de funcionamento. Se o projeto arquitetônico for aprovado pelo órgão e a churrascaria corrigir as irregularidades poderá voltar a funcionar.
A Equipe do O Hoje entrou em contato com a Vigilância Sanitária na tarde de ontem (25), mas não obteve informações. De acordo com o órgão, somente a Coordenadora de Fiscalização de alimentos da Vigilância Sanitária poderia prestar os esclarecimentos, mas o expediente dela já havia terminado.
Leia mais: Churrascaria do Marrone não utilizava alimentos vencidos, defende assessoria