Cristiano Ronaldo é eleito Bola de Ouro
Atacante português conquista prêmio pela quarta vez na carreira, a terceira com a camisa do Real Madrid
Felipe Bonfim
O português Cristiano Ronaldo foi anunciado ontem pela revista France Football como o vencedor do prêmio Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador que atual na Europa. É a quarta vez que o atacante do Real Madrid (Espanhol) conquista a premiação – também venceu em 2008, 2013 e 2014. Ele agora encosta do “rival” argentino, Lionel Messi, com cinco.
“Para mim, é uma grande honra receber a minha quarta Bola de Ouro. A emoção é de como se fosse a primeira vez. É um sonho realizado, de novo. Nunca pensei ganhar quatro vezes a Bola de Ouro. Estou muito satisfeito, muito feliz de ter a oportunidade”, disse em um vídeo gravado para a premiação.
Artilheiro da competição com 16 gols, Ronaldo foi decisivo no 11º título do clube espanhol na Liga dos Campeões. Ele também ajudou Portugal a levantar, pela primeira vez na história, a taça da Eurocopa. O português também conquistou a SuperCopa da Europa e foi vice-artilheiro da última edição do Campeonato Espanhol, tendo balançado as redes 35 vezes.
Nesta temporada, o prêmio volta a ser concedido apenas pela revista francesa e não mais em conjunto com a Fifa, como acontecia desde 2010. Agora, apenas jornalistas participam da votação. Treinadores e capitães das seleções nacionais não participam mais.
Desde quando ganhou a sua primeira Bola de Ouro, ainda pelo Manchester United (Inglaterra), Cristiano protagonizou ao lado de Messi a premiação. Além da dupla, nenhum outro atleta foi declarado vencedor de lá para cá. Ronaldo levou em 2008, 2013, 2014 e agora 2016. O argentino se deu melhor em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.
Em janeiro de 2017, a Fifa anuncia, de forma individual, quem será eleito The Best, o melhor do mundo na temporada. Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Antonie Griezmann, atacante do Atlético de Madrid (Espanha), são os três finalistas.
Foto: reprodução