Último sobrevivente, Neto chega hoje ao Brasil
Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai trazer zagueiro de Medellín (Colômbia). Chegada está previsto para às 21 horas
Edivaldo Barbosa
Último dos quatro brasileiros internado na Colômbia por conta do acidente com o avião que levava a delegação da Chapecoense, jornalistas e tripulantes para Medellín para a disputa do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, o zagueiro Neto deixará na manhã desta quinta-feira o hospital San Vicente, em Rionegro, próximo a Medellín.
O defensor, a exemplo do lateral Alan Ruschel e do jornalista Rafael Henzel, os primeiros a voltar para a cidade catarinense – o goleiro reserva Jackson Follmann segue internado em São Paulo –, deixará a base aérea de Medellín por volta das 12 horas (horário de Brasília). Neto será trazido para o Brasil em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB). Antes de chegar a Chapecó-SC, a aeronave fará duas escalas, uma em Manaus e outra em Brasília. A previsão de chegada é para as 21 horas desta quinta-feira.
A exemplo dos outros três sobreviventes, Neto será transportado em uma UTI móvel. Conforme informou a Chapecoense, uma ambulância vai resgatar Neto na pista e levá-lo ao Hospital Unimed, onde estão internados Alan Ruschel e Rafael Henzel. Entre os sobreviventes, o zagueiro foi o que mais inspirava cuidados médicos quando foi resgatado dos destroços da LaMia que caiu, provavelmente por falta de combustível, nas proximidades do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín.
Neto somente foi informado pelos médicos que estava internado em virtude da tragédia que matou 71 pessoas no dia 29 de novembro, quando a Chapecoense seguia para Medellín para disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, na última segunda-feira (12). O sobrevivente do acidente acordou após várias dias de coma induzido e chegou a perguntar qual teria sido o resultado da partida com o Atlético Nacional de Medellín.
O médico Carlos Mendonça deu a trágica notícia ao jogador, que ficou emocionado ao saber do acidente. Em entrevista coletiva, o Mendonça contou: “Nós conversamos com o Neto, falamos sobre o acidente. Isso, em comum acordo com a equipe clínica do hospital, para que não houvesse nenhum problema na recuperação clínica e no estado emocional dele. Então, junto com a psicóloga, falamos com ele hoje. No início, ficou muito emocionado porque não sabia, mas ele é muito forte e entendeu”, afirmou o médico. Neto foi o último sobrevivente a ser resgatado do avião.
Goleiro da Chapecoense sai da UTI
O goleiro da Chapecoense, Jackson Follmann, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo ocorrido no dia 29 de novembro na Colômbia, recebeu alta ontem (14) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para a Unidade Semi-Intensiva do Hospital Albert Einstein. Ali, passou por uma correção cirúrgica de uma fratura, com fixação da segunda vértebra cervical.
Segundo o boletim médico do hospital divulgado há pouco, ele está em bom estado clínico, consciente, sem problemas motores e sem febre.
O atleta, que teve parte da perna direita amputada, estava internado na Colômbia e chegou a São Paulo na madrugada de anteontem. Ele foi o primeiro brasileiro sobrevivente do acidente a voltar ao país.
No acidente com o avião, que levava a equipe da Chapecoense para Medellín para a disputa do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, 71 pessoas morreram, entre atletas, membros do clube, tripulantes e jornalistas. Entre os seis sobreviventes, quatro são brasileiros e dois bolivianos. (Agência Brasil)