Credeq reúne 830 fraldas na campanha para o Siga Bebê
Durante três semanas, os colaboradores
do Credeq organizaram grupos e buscaram os melhores meios para adquirir
o produto
O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), arrecadou 830 faldas para às gestantes do Siga Bebê. A campanha foi organizada pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES), responsável, também, pela administração do programa que beneficia quatrocentas gestantes atendidas pelo SUS.
Durante três semanas, os colaboradores do CREDEQ – prof. Jamil Issy organizaram grupos e buscaram os melhores meios para adquirir o produto. A campanha recolheu fraldas em tamanhos que variaram de recém-nascido (RN), pequeno (P) e médio (M). Caixas de coletas foram dispostas em dois pontos da unidade de saúde, que é ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – rol da Ala Administrativa e Sala do Multiprofissionais da Ala Adulta Masculina.
O Siga Bebê é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde em parceria com a Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS). A meta do programa é reduzir de 13,4 (2013) para 10,6 o índice de mortalidade infantil no estado. O programa faz parte do Goiás Mais Competitivo (GMC). A SES tem duas prioridades: a redução da taxa de mortalidade infantil e a ampliação do acesso à atenção básica no Estado
Óbitos infantis
Estudos epidemiológicos realizados pela SES demonstram que, entre os 246 municípios goianos, 30 são responsáveis por aproximadamente 76% do total de óbitos infantis no Estado, sendo eles: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Posse, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.