Prefeitura lança campanha contra o Aedes em Rio Verde
A Prefeitura de Rio Verde iniciou ontem (26) a campanha “Rio Verde Contra o Aedes”
Da redação
Para enfrentar o mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou ontem (26) a campanha “Rio Verde Contra o Aedes”, tendo como ponto de partida para a ação o Bairro Liberdade.
As atividades tiveram início às 8h, na Escola Municipal Chafic Antônio. O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Eduardo Pereira Ribeiro, o secretario municipal de Ação Urbana e Serviços Públicos, Francisco Grimaldi de Lima, secretário municipal de Educação, Miguel Rodrigues Ribeiro, representantes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar e agentes de endemias . Cerca de mil imóveis foram visitados no bairro durante a ação.
Mais de 200 agentes da saúde fizeram parte do movimento, visitando os imóveis para conversar com a população, identificando criadouros, eliminando os focos e retirando o lixo das casas. Na Escola Municipal Chafic Antônio foram apresentadas peças teatrais em alusão ao tema para as crianças e um carro de som também foi utilizado na ação, alertando sobre a importância do papel dos moradores na luta contra o mosquito.
Com a ação é esperado intensificar o papel da população no combate ao vetor, que além da dengue, também é responsável pela transmissão da Chikungunya e do vírus Zika.
No ano passado, no período de 1º à 26 de janeiro, foram notificados 547 casos de dengue e 1 caso de Zika. Não foram foi detectados casos de Chikungunya. Em 2017, até o momento, foram confirmados 44 casos de Dengue, 4 de Zika e 3 de Chikungunya. Por esse motivo, a atenção está sendo redobrada e a cada penúltima quinta-feira do mês, serão realizados mutirões em bairros de Rio Verde, com o objetivo de combater o mosquito e reduzir esses números.
Nas demais regiões do município, os agentes de combate a endemias continuarão fazendo seus trabalhos diariamente com a visitas aos imóveis, vigilância e orientações. Para denunciar locais com criadouros do mosquito, a população pode entrar em contato com o Ponto de Apoio de Combate a Dengue pelo número 3620-2080.