Escritores brasileiros ganham prêmios internacionais
A escritora Maria Valéria Rezende e o cantor, compositor e escritor Chico Buarque foram premiados na semana passada
Da redação
A escritora Maria Valéria Rezende e o cantor, compositor e escritor Chico Buarque foram premiados na semana passada. Na quinta-feira (26), a Casa de Las Américas de Cuba anunciou a premiação da ex-freira nascida em Santos (SP), mas pernambucana de coração, Maria Valéria Rezende. No júri, Lúcia Bettencourt, Adriana Lisboa e Guiomar de Grammont escolheram Maria na categoria Literatura Brasileira por seu romance Outros Cantos (2016). A autora de 75 anos só teve o primeiro livro, intitulado Vasto Mundo, publicado em 2001.
Nos seus 16 anos de carreira literária, Maria Valéria já ganhou três vezes o Prêmio Jabuti, principal premiação de escritores do Brasil. Em 2009, ela venceu na categoria Literatura Infantil pelo livro No Risco do Caracol. Seu segundo prêmio veio em 2013, na categoria Juvenil, com o livro Ouro Dentro da Cabeça, e, em 2015 Maria Valéria ganhou nas categorias Romance e Livro do Ano de Ficção, com Quarenta Dias. Último romance da autora, Outros Cantos conta a história de outra Maria, uma professora que viaja em um ônibus de volta ao sertão do Nordeste e dela mesma. No Facebook, Maria afirmou estar “entre pálida e enrubescida” com a premiação.
Chico Buarque ganhou o prêmio francês de literatura Roger Caillois, que terá premiação, hoje, em Paris. Escolhido na categoria latino-americana pelo conjunto de sua obra, o cantor é um dos nomes mais conhecidos mundialmente da MPB. Chico possui aproximadamente 80 discos, oito livros, cinco peças e cinco roteiros de filme. Já recebeu dois troféus Imprensa, três prêmios Jabuti, um Grammy Latino e o prêmio Casa de Las Américas por Leite Derramado em 2013. Pelo aviso tardio do prêmio, Chico não poderá comparecer à cerimônia.