Novo conceito das barbearias atrai público
Com diversos serviços especializados e um ambiente totalmente sofisticado, as barbearias estão atraindo o público masculino
Caio Marx
Nos últimos anos as barbearias voltaram a fazer parte do gosto masculino, com os homens demonstrando ser uma parte importante deste mercado consumidor. As barbearias estão despontando como uma nova tendência do mercado masculino com espaços sofisticados e serviços de qualidade com corte, barba, químicas, tratamentos estéticos, além de entretenimento com bar, mesas de sinuca, fliperama, estúdios de tatuagem e até o dia do noivo.
A Confraria da Barba, recém-inaugurada em Goiânia, cuja matriz está localizada em Campinas, interior de São Paulo, é um local onde o homem além de receber um corte especializado de barba ou cabelo, massagem, podologia e estética masculina, ele pode ver um jogo de futebol, jogar sinuca, tomar uma boa cerveja e ter um papo descontraído com os amigos.
Em entrevista a reportagem do O Hoje, Leonardo Benites, goiano, criador e detentor da marca Confraria da Barba, destaca que o setor está em amplo crescimento. “A nova tendência das barbearias não é uma questão de moda, e sim uma migração, pois está sendo resgatado o conceito das antigas barbearias que foram deixadas de lado no final da década de 1980, com o crescimento dos salões unissex. Nos últimos anos, um serviço simples não chama mais atenção dos homens que estão à procura de um serviço diferenciado, por isso o crescimento do mercado”, afirma Benites.
O funcionário público, Raul Diniz, 31 anos, faz parte do público que migrou dos salões unissex para a barbearia. Segundo ele, dividir espaço com as mulheres algumas vezes era desagradável, devido ao forte cheiro dos produtos femininos e a pouca opção para entretenimento. “Resolvi chamar dois amigos para conhecer uma nova barbearia, fomos até o local, cortamos o cabelo, fizemos a barba, jogamos sinuca e bebemos cerveja. Foi muito gratificante e divertido, certamente retornaremos”, afirma Raul.
Ainda de acordo com Benites, o slogan que traduz o conceito da Confraria da Barba é ‘Sem papo de novela, sem cheiro de esmalte’. O empresário destaca que a presença da mulher no local é muito bem vinda para acompanhar o seu parceiro ou amigo e tomar uma cerveja, mas que não há serviço para elas, mas o local é totalmente receptivo a família.
A Confraria da Barba foi criada por Leonardo Benites e mais outros quatro amigos que trabalharam juntos para criar um novo conceito de barbearia. “Foi necessário muito estudo sobre o mercado e demandou tempo até que tudo estivesse em ordem, devido a um processo de construção de identidade visual, conceito e estética”, destaca.
Para inaugurar a unidade de Goiânia, Benites conta que priorizou o treinamento dos profissionais, com cursos de aperfeiçoamento realizados em São Paulo e aquisição de excelentes produtos. “Somente o ambiente receptivo ao homem fará com que ele venha uma vez para a barbearia, mas se o serviço que é prestado for de excelência, isso sim fará com que a pessoa volte outras vezes e se torne um cliente”, destacou o empresário.
De acordo com a Associação Brasileira dos Salões de Beleza (ABSB), houve um grande aumento na formalização dos profissionais deste setor, com cerca de 600 mil novos microempreendedores individuais que apostam nessa área.