HGG apresenta, hoje, mostra ‘Artistas do Bem’
Vernissage conta com a presença da primeira-dama, Valéria Perillo, e de artistas convidados
Da redação
Em três anos, as galerias do Hospital Alberto Rassi – HGG receberam diversos estilos e técnicas artísticas. Seja naif, moderno, colagem, hiper-realista, aquarela, o projeto Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital. Foram 25 artistas plásticos que fizeram história na humanização da saúde, deixando a sua marca.
Nesta terça-feira (14), o hospital promove o vernissage da mostra comemorativa Artistas do Bem, que reune as obras doadas pelos artistas que passaram pelo HGG. A solenidadeserá a partir das 19h e contará com a presença da primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, além de artistas plásticos e convidados.
Curadora voluntária do Arte no HGG, a artista plástica Helena Vasconcelos afirma que o projeto não beneficia apenas pacientes, colaboradores e visitantes da unidade, mas também os próprios artistas. “Nestes primeiros anos, tivemos uma adesão maravilhosa da classe artística, e isso é atribuído claramente a gestão transparente e idônea do Hospital Alberto Rassi. Hoje, a unidade hospitalar está, sem dúvida, inserida no calendário cultural do Estado e passou a ser um espaço de arte que oferece muita qualidade. Nós agradecemos a todos artistas que confiaram na iniciativa e cederam suas obras, e também aos colaboradores do hospital que tornam o Projeto realidade”, declarou.
De acordo com a primeira-dama, Valéria Perillo, o HGG percebeu que agregar as artes era uma forma benéfica de socializar seu público, garantir um ambiente mais agradável e ainda atingir melhores níveis de adesão dos pacientes ao tratamento. “Além de colorir o HGG, o projeto promove a inclusão cultural. Cada vez mais, percebemos a necessidade de democratizar a arte, de levá-la para fora das galerias. E, no caso de um público fragilizado, como ocorre nos hospitais, a arte pode interferir de forma ainda mais positiva no seu bem-estar. O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG, está dando um grande exemplo de integração da arte com a saúde pública. Parabéns a todos que apoiaram esta iniciativa”.
O diretor geral do HGG e coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, explica que foram implantados diversos projetos de humanização na unidade, incluindo Sarau, Riso e Dose de Letras, que inseriram respectivamente, a música, o teatro e a leitura no ambiente hospitalar. “Nós agradecemos a todos que acreditaram na iniciativa e estrelaram nossas exposições. Democratizar a arte, a levando para espaços públicos, é um gesto digno de muitos aplausos”.
Artistas
Participam desta mostra comemorativa os artistas plásticos: Alessandra Telles (Amor Diário), Amaury Menezes (Flores), Américo Poteiro (Flor Estrelas), Alexandre Liah (Paisagem, Tributo a Braque), ArgusRidan (Cidades Fantásticas I e II), Chico Santos (CPP), Dilvan Borges (Piracema), Diomar Lustosa (Brasil), Helena Vasconcelos (Uma Casa no Lago e O Catira), Heliana de Almeida (Abstrato I e Abstrato II), Manoel Santos (Botos Brincando D’Bola), Neusa Del Monte (Liberdade, Colagem), Omar Souto (Menino Jesus), Rôber Côrtes (Oratório), Rossana Jardim (CicloramasBike Vermelha), Rucélia Ximenes (Pedacinhos de Rucélia), Sáida Cunha (Girassóis), Sandro Carvalho (Vila Felicidade), Santana (Abstração), Selvo Afonso (Negra), Tai Hsuan-Na (A Brisa do Retorno), Veramarina (Enquanto Um Trabalha, Outros Brincam), William Bonnardiny (Pistoleiro) e Waldomiro de Deus (A Natureza Por Testemunha). Ao todo, 27 obras serão incorporadas ao patrimônio do HGG.