Alviverde defende liderança na Serrinha
Primeiro colocado do Campeonato Goiano, Goiás recebe Anápolis em casa
FELIPE BONFIM
Líder geral do Campeonato Goiano com 17 pontos no Grupo A, o Goiás volta a campo neste domingo (19), às 16 horas, e enfrenta o Anápolis, lanterna e que soma apenas oito no Grupo B, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em duelo válido pela 10ª rodada da competição.
Para manter a primeira colocação, no entanto, o técnico Gilson Kleina terá diversos problemas para montar a equipe. O treinador tem dois desfalques certos na formação, além de três dúvidas de atletas que foram titulares no empate contra o Cuiabá, por 1 a 1, fora de casa, na última quinta-feira (16).
O goleiro Marcelo Rangel, um dos destaques do time neste início de temporada, recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico diante do Atlético, na rodada anterior do Goianão, e não está à disposição. O goleiro Ivan é quem ganha a oportunidade como titular e participa de uma partida pela primeira vez no ano.
O zagueiro Everton Sena, segue suspenso. Na Arena Pantanal, pela Copa do Brasil, ele não entrou em campo por ter recebido três amarelos no torneio. Agora, ele seguirá fora, por ter recebido cartão vermelho na vitória por 2 a 1, sobre o rival rubro-negro. Dessa forma, David Duarte deve ser mantido na formação.
Outro zagueiro titular, Fábio Sanchez, é dúvida. O atleta sentiu o ritmo de jogos e acusou desgaste muscular. O jogador ainda será reavaliado pela comissão técnica esmeraldina na atividade deste sábado (18), mas pode ficar fora caso não reúna condições de jogo. Felipe Macedo e Alex Alves são opções para o setor.
O maior problema de Kleina seria o atacante Léo Gamalho. O artilheiro alviverde sofreu pisão no duelo contra o adversário mato-grossense e foi encaminhado à Clínica do Esporte na sexta (17) para saber a extensão do problema. Como existe a suspeita de fratura, o jogador realizou radiografia. O departamento médico ainda irá avaliar se o atleta poderá ir a campo.
O atacante Aylon, autor do gol do empate em Cuiabá, que poderia ser uma opção para o setor ofensivo se Gilson não contar com Gamalho, também pode ser baixa. O jogador sofreu pancada na coxa esquerda e ainda aguarda avaliação para saber se poderá entrar em campo na Serrinha.
A boa notícia para o comandante esmeraldino é o meia Juan. Ele cumpriu suspensão automática – havia sido expulso no duelo de ida pela Copa do Brasil – e agora fica novamente à disposição do treinador.
Riscos
Lanterna do Grupo B com apenas oito pontos somados e uma vitória no Campeonato Goiano, o Anápolis já abre os olhos quanto ao risco de rebaixamento. A equipe disputa a permanência na elite do futebol estadual, com Rio Verde, Iporá, Itumbiara e Crac, todos também com oito pontos.
Ficha Técnica:
Jogo: Goiás x Anápolis
Local: Estádio Hailé Pinheiro, às 16 horas, em Goiânia. Árbitro: Jefferson Ferreira. Assistentes: Leone Carvalho e Bruno Pires (Fifa)
Goiás: Iva; Pedro Bambu, Fábio Sanches (Alex Alves ou Felipe Macedo), David Duarte e Patrik; Víctor Bolt, Léo Sena e Juan; Carlos Eduardo, Léo Gamalho (Aylon) e Tiago Luís
Técnico: Gilson Kleina
Anápolis: Wagner Bueno; Marcelo, Igor, Valdomiro e Rafael Furlan; Neilson, Helder, Felipe Baiano e Deivid; Pedro Henrique e Tiago Cavalcanti
Técnico: Waldemar Lemos
Goiás enfrenta Flu na quarta fase
O Goiás já conhece quem será o seu próximo adversário na Copa do Brasil. Em sorteio realizado na tarde de ontem, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, ficaram definidos os cinco confrontos da quarta fase, entre eles, o duelo entre o alviverde e o Fluminense. Os goianos fazem a primeira partida em casa e decidem a vaga no Rio de Janeiro. Os jogos de ida estão previstos para os dias 5 ou 12 de abril, enquanto as voltas acontecem no dia 12 ou 19 de abril.
Os outros quatro embates colocam frente a frente equipes tradicionais do futebol nacional e as surpresas da competição. Ainda em busca do primeiro título na competição, São Paulo enfrenta Cruzeiro, que já soma quatro conquistas. Com um troféu, em 1992, o Internacional encara o Corinthians, tricampeão do torneio. O tricolor paulista e o colorado gaúcho fazem o primeiro jogo em seus domínios.
Campeão em 2008, o Sport terá pela frente o Joinville. O Vitória, por sua vez, aguarda o classificado entre ASA e Paraná. O duelo de ida, em Arapiraca, terminou empatado sem gols. A volta acontece no dia 6 de abril, em Curitiba.
Os cinco clubes classificados nesta fase, se juntam aos 11 previamente garantidos e formam os 16 das oitavas de final. Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo, que participam da Copa Libertadores da América, Santa Cruz, campeão da Copa do Nordeste, Paysandu, campeão da Copa Verde e Atlético, campeão da Série B são os que entram na fase seguinte.
Confrontos da quarta fase:
Goiás x Fluminense
Sport x Joinville
Vitória x ASA ou Paraná
Internacional x Corinthians
São Paulo x Cruzeiro