Familiares e usuários de drogas têm atendimento gratuito
Foi disponibilizada estrutura física e técnica para conceder gratuitamente à população o apoio
e orientação ao usuário de drogas que busca trilhar o caminho da recuperação
Da redação
O Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) investiu na criação do Centro de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (Ceat-AD), para auxiliar usuários e seus familiares a enfrentarem o processo de desintoxicação. O Ceat-AD atende na rua Dr. Olinto Manso Pereira, nº 188, no Setor Sul, em Goiânia.
Foi disponibilizada estrutura física e técnica para conceder gratuitamente à população o apoio e orientação ao usuário de drogas que busca trilhar o caminho da recuperação. Estão à disposição médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, que fazem uma abordagem multidisciplinar e inclusiva, considerando fundamental o envolvimento da família neste processo de recuperação.
As primeiras orientações podem ser recebidas por meio do 0800 649 0145. Todas as quintas-feiras são oferecidos atendimentos personalizados, sob coordenação médica do psiquiatra Luiz Gonzalo. Uma equipe de residentes do Hospital Geral de Goiânia (HGG) contribui com os atendimentos.
A equipe multiprofissional do Ceat-AD observou quais os esclarecimentos e informações básicas que os usuários deveriam receber na busca de apoio e ajuda rumo ao acolhimento/tratamento, e disponibilizou pessoal qualificado para o aporte destas necessidades.
Paralelo ao atendimento ao usuário de drogas através do Projeto Mente Aberta, também foi criado o Projeto Abraçando as Famílias. Estudos e relatos de experiências comprovam a importância da família com relação aos índices de adesão ao tratamento e de recaída do dependente químico. A conscientização da estrutura dos vínculos familiares, no sentido de construir resultados, a família também é orientada a agir assertivamente.
Acolher os familiares do dependente químico, trabalhar suas expectativas e conceitos sensibilizá-los quanto ao papel da dependência e da codependência e quanto à importância da atuação do familiar frente à adesão, tratamento e prevenção à recaída do adicto, esse é o objetivo do atendimento inclusivo formatado pelo Ceat-AD.