Países detalham suas candidaturas
Os presidentes das confederações de futebol de Canadá, Estados Unidos e México detalharam ontem, durante entrevista coletiva em Nova Iorque, parte do planejamento para a candidatura do trio para sediar a Copa do Mundo em 2026. A maior parte da competição seria disputada em solo americano. A edição em questão seria a primeira com 48 […]
Os presidentes das confederações de futebol de Canadá, Estados Unidos e México detalharam ontem, durante entrevista coletiva em Nova Iorque, parte do planejamento para a candidatura do trio para sediar a Copa do Mundo em 2026. A maior parte da competição seria disputada em solo americano.
A edição em questão seria a primeira com 48 países representados e, portanto, com o maior número de partidas, 80. Destas, a expectativa é que 60 sejam nos EUA, dez no Canadá e outras dez no México. Os EUA, inclusive, sediariam todas as partidas a partir das quartas de final.
“Essas coisas, no fim, são decididas em conjunto com a Fifa. Nosso principal objetivo é assegurar que a final seja na América do Norte. Mas, temos um acerto para que das quartas de final para frente seja nos Estados Unidos, então a final deve ser nos Estados Unidos. A abertura ainda está em discussão, mas primeiro temos que conseguir a Copa do Mundo, e essas coisas serão resolvidas depois”, explicou Sunil Gulati, presidente da confederação estadunidense.
Apesar de reconhecer que os Estados Unidos poderiam receber o Mundial sozinhos, como fizeram em 1994, Gulati afirma que a candidatura conjunta seria importante para o desenvolvimento do futebol nos três países.
A decisão da sede da Copa do Mundo de 2026 será anunciada apenas em maio de 2020. (Felipe Bonfim)