O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
SEMANA SANTA

Peixes são alimentos para além da Quaresma

Assados, grelhados e com diferentes acompanhamentos, os pescados são atrações para paladares ecléticos

Postado em 13 de abril de 2017 por Sheyla Sousa
Peixes são alimentos  para além da Quaresma
Assados

Bruna Policena

Peixes são leves, gostosos e saudáveis. O melhor é que permitem variações diferenciadas durante o preparo. Podem ser grelhados, assados, fritos ou ao molho. Mais versatilidade ainda quando se trata dos acompanhamentos: arroz, purê de batata ou de banana da terra, farofas, mandioca e saladas verdes. A carne tenra conquista o paladar de adultos e crianças. Espécie com poucas espinhas são as mais apreciadas e trabalhadas nas cozinhas. Goiânia tem vários restaurantes onde é possível experimentar receitas de primeira qualidade. Em casa, também é possível preparar um pescado digno dos melhores cardápios. Experimente a receita que O HOJE apresenta nesta página e verá. 

O bacalhau é um dos pescados mais tradicionais na culinária, e vai longe o tempo que se restringia ao cardápio da Semana Santa. O Bacalhau a Zé do Pipo, uma das propostas do Rubby Gastronomia, restaurante do Quality Hotel Goiânia, é assado com purê de batata, gratinado com crosta de parmesão, acompanhado de farta porção de arroz com brócolis. “Gratinado, o pescado fica crocante por fora e macio por dentro”, destaca o chef Luiz Trigo, responsável pelo cardápio da casa. Tem sabor característico e peculiar, e combina perfeitamente com batatas. 

O Lombo de Bacalhau Gadus Morhua, com cebola, tomate, azeitona e batatas, integra o cardápio do Durski, restaurante famoso pela gastronomia internacional e eslava, comandado pelo chef Junior Durski. O Lombo de Bacalhau é um dos pratos mais pedidos, saborosos e tradicional receita da família. Portanto pode ser uma boa pedida para encontros familiares. 

O chef compartilha duas boas dicas sobre o bacalhau. “Na hora de escolher, prefira o lombo de bacalhau dessalgado e congelado, que é muito bom. O processo de dessalga do bacalhau seco é difícil e demorado. Deixe isto para profissionais especializados. E, antes de grelhar o lombo, seque-o em papel toalha”, ensina.

Popular também é o salmão. O pescado tem baixo teor de gordura e é rico em ômega 3, além de muito gostoso. O salmão grelhado, por exemplo, é preparado com crosta de gergelim ao molho de maracujá, acompanhado de purê de batatas. O gergelim, uma das mais antigas espécies vegetais já cultivadas, deixa marcante o sabor dos alimentos e combina especialmente com peixes. O molho de maracujá é responsável pelo toque agridoce; também ressalta o sabor do salmão. Esta iguaria é opção oferecida também no Rubby Gastronomia.

O peixe na telha é outro que faz muito sucesso, e é mais regional. Pode ser feito com pintado ou tucunaré – peixes de água doce e bem característicos de Goiás – assado na telha especial de barro, ao molho com rodelas de tomate e tiras de pimentão, temperado com pimenta de cheiro, leite de coco, azeite, dentre outros ingredientes. Para acompanhar, arroz branco e pirão feito com farinha de mandioca, caldo de peixe e cheiro verde.

Qualquer dos pescados combina com saladas verdes variadas. Folhas e legumes são leves, também, e ajudam a ressaltar ainda mais o sabor dos peixes como prato principal. Algumas especiarias como o gergelim – já citado – e o gengibre dão um toque exótico e se harmonizam muito bem com pescados diversos. A raiz milenar tem muitos benefícios para a saúde, mas na culinária o destaque é seu sabor picante. Então, talheres à mão, é hora de partir para experimentar uma dessas delícias. 

Confira a receita do Lombo de Bacalhau Gadus Morhua: 

– Ingredientes

600g lombo de bacalhau dessalgado

4 batatas médias

2 colheres de azeite de oliva

6 unidades de azeitonas verdes

6 unidades de azeitonas pretas

6 unidades de tomate cereja

4 dentes de alho com casca

2 ovos cozidos

2 cebolas fatiadas

– Modo de preparo

Grelhe o lombo de bacalhau no azeite de oliva, por cerca de 10 minutos, até dourar e ficar macio. Cozinhe as batatas e deixe esfriar. Corte-as em rodelas e reserve.

Enquanto o bacalhau doura, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva até murchar. Acrescente as azeitonas, os tomates e as batatas. Deixe aquecer bem e coloque os ovos cozidos cortados em quatro.

Coloque no prato o bacalhau e os legumes, e monte a seu gosto. Regue com azeite de oliva e sirva

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também