Os Paralamas do Sucesso e Dado Villa Lobos se apresentam em Goiânia
Segundo show da temporada une dois legítimos representantes do rock nacional dos anos 80
Bruna Policena
Com mais de 30 na estrada, a banda de rock carioca Os Paralamas do Sucesso promete um repertório escolhido a dedo preparado especialmente para o In Concert desta terça-feira (25). O segundo show da temporada conta com a participação especial docantor e guitarrista Dado Villa Lobos, da banda Legião Urbana. A expectativa para a parceria é a de uma apresentação que promete ficar na memória dos fãs que acompanham o trabalho destes artistas há décadas.
O projeto Flamboyant In Concert tem repertórios especialmente preparados para a ocasião. E, nesta temporada, a cada mês, um artista recebe seu convidado, no palco, com o objetivo de proporcionar parcerias inéditas entre os que marcaram muitas gerações. Em todas as apresentações, o evento terá capacidade de público para cerca de três mil pessoas em cadeiras numeradas e organizadas por setor. O próximo show, no dia 30 de maio, será conduzido por Arnaldo Antunes e a convidada especial, Paula Toller.
Os Paralamas do Sucesso somam mais de 30 anos de carreira e uma unanimidade de sucessos a cada turnê. A banda é formada por Herbert Vianna (vocal e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria e backing vocal) e pelos músicos João Fera (Teclado), Monteiro Jr. (sax) e Bidu Cordeiro (trombone). Os Paralamas ficaram conhecidos nacionalmente com a música Vital E Sua Moto, apresentada na primeira edição do Rock in Rio, em 1985.
Em comemoração aos 30 anos de carreira, foi lançado um DVD com os maiores sucessos da banda: Óculos, Lanterna dos Afogados, Alagados, Meu Erro, Ela Disse Adeus, Uma Brasileira e Aonde Quer Que Eu Vá – para citar só alguns – e um documentário completo sobre a turnê comemorativa.
Tudo começou quando Herbert e Bi Ribeiro se conheceram. Herbert convenceu Bi a comprar um baixo, e eles então começaram a ensaiar na casa da Vovó Ondina, avó do Bi, já falecida. Após um tempo, eles conhecem Vital, o primeiro baterista, e começam a tocar na Universidade Rural, onde estudavam. Os Paralamas não se intimidam com críticas, evitam ao máximo atitudes comerciais, respeitam seus fãs. Talvez esta seja a explicação e a fórmula para o sucesso do grupo.
Convidado da noite
Dado Villa Lobos, músico, produtor, ex-integrante do grupo musical Legião Urbana, compôs em parceria com Marcelo Bonfá e Renato Russo algumas das canções mais representativas da recente história da música brasileira. À frente de sua produtora Rockit! lançou e produziu uma série de artistas da geração 90 e 2000. Dado foi guitarrista da banda de 1983 a 1996, ano da morte do cantor e compositor Renato Russo. Em 2005, lançou seu primeiro disco solo, Jardim de Cactus, contando com a participação de Paula Toller, Chico Buarque e Fausto Fawcett. O segundo solo veio em 2012, O Passo do Colapso. A faixa Quando a Casa Cai ainda é um sucesso de audiência, e traz Mallu Magalhães nos vocais.
Em 2015, Dado participou da canção Trono de Estudar, composta por Dani Black em apoio aos estudantes que se articularam contra o projeto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de outros 17 artistas brasileiros, dentre eles, Chico Buarque e Arnaldo Antunes, dos Titãs.
Premiado compositor de trilhas sonoras para o cinema (Bufo & Spallanzani, O Homem do Ano, Pro Dia Nascer Feliz, Braxília), faz da criação musical seu ofício. Em 2005, lançou sua carreira solo e voltou aos palcos com o projeto MTV apresenta: Dado Villa-Loboss – Jardim de Cactus. Atualmente, está preparando a turnê de lançamento do seu segundo trabalho solo, O Passo do Colapso, lançado no fim de 2012.
SERVIÇO:
Show com Os Paralamas do Sucesso
Participação especial de Dado Villa Lobos
‘Flamboyant In Concert’
Quando: 25 de abril (terça-feira) às 19h30
Onde: Deck Parking Sul – Piso 1
Classificação etária: livre
Ingressos esgotados
Entrevista: JOÃO BARONE
(Baterista dos Paralamas do Sucesso)
Qual a relação de vocês com Goiânia?
Sempre as melhores lembranças dos shows, desde a primeira vez em que aí estivemos, em 1985.
Qual a expectativa para este show com participação especial do Dado Villa-Lobos?
Uma festa no palco que esperamos também se repita na plateia.
O público pode esperar um repertório com as músicas que marcaram a carreira da banda?
Certamente, é um show de grandes sucessos, e ainda, com a presença do Dado, vamos aproveitar e tocar algumas músicas da Legião.
Vocês são os padrinhos da Legião Urbana. Como é dividir o palco com Dado Villa-Lobos?
Dado é um Paralama desde sempre. Já estivemos juntos inúmeras vezes; é sempre uma alegria e um alto astral.
Qual o segredo para manter a banda unida por tanto tempo? Em tantos anos de carreira, como avaliam o amadurecimento da banda?
Não existem regras nem fórmulas para isso. Viemos de um tempo onde ao invés da busca pela fama, procurávamos realizar nosso sonho de viver de música.
Entrevista: DADO VILLA-LOBOS
(Ex-integrante do Legião Urbana)
Qual a expectativa para este show com Os Paralamas?
Para mim, subir ao palco com esses caras é muito especial sempre! São 35 anos de história!
Como é a experiência de tocar as músicas do Legião, hoje, e 30 anos atrás?
Hoje, entendo melhor tudo o que aconteceu 30 anos atrás; canções atemporais que traduzem o que fomos, somos e seremos.
Como você avalia o período político quando começaram a tocar e agora?
A loucura do ciclo temporal dos 29 anos, o retorno de saturno batendo à porta, louco demais.
Como foi a escolha dos lugares para as apresentações da turnê em comemoração aos 30 anos da Legião Urbana no ano passado?
Privilegiando aonde fomos bem recebidos e tentamos chegar aonde nunca havíamos chegado. Fomos sempre bem recebidos, fomos agraciados.
Quantas vezes já vieram a Goiânia e qual a relação de vocês com a cidade?
Com os Paralamas, é a primeira vez que venho. Mas já estive por aqui uma dezena de vezes: com a Legião, com meu projeto solo, e nessa turnê que fizemos comemorando os 30 anos do lançamento do nosso primeiro disco. Fizemos dois shows incríveis!
E em outras áreas em que atua? Quais os planos futuros?
Um novo disco solo a caminho: Exit. Está ficando incrível! É uma satisfação enorme trabalhar com amigos. No mais, novas trilhas sonoras e mudanças à vista! Estou retomando o meu selo Rockit!, lançando digitalmente vários novos artistas. Uma das maiores surpresas do novo cenário musical é uma cantora/compositora goiana, chamada Sarah Abdala. Ela é maravilhosa! Vale a pena conhecer!